Na manhã desta segunda-feira (28) ocorreu o primeiro encontro de confissões na Cadeia Pública de Castro. Ao todo, 24 detentos participaram e 10 receberam o sacramento da Confissão. Para realizar a cerimônia, o padre Cristiano Marcos Rodrigues da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizou as confissões. Já Valdir Machado, membro da igreja, conversou com os reeducandos sobre a confissão e outras questões religiosas.
Durante o encontro, o padre Cristiano teve uma conversa em um parlatório, onde somente o sacerdote escuta o que o detento relata. Em conversa com o diretor da cadeia, Elerson de Lima, disse que os reeducandos tiveram a oportunidade de ouvir a palavra de Deus, conhecer o sacramento da Confissão, conversar a sós com o Padre Cristiano e até mesmo realizar sua Confissão. “Tenho visto várias pessoas que só se dão conta dos seus erros e caem em si quando estão privadas de liberdade. Pois, a “vida loka” regada de todos os extremos dá uma falsa ilusão de felicidade interminável. Aos serem encarcerados sem os “amigos” ou “parceiros” e muitas vezes sem apoio familiar, os custodiados que querem uma segunda chance buscam forças em algo maior, em Deus. Estes são ensinados que é independente a “justiça do céu” da “justiça dos homens” e que o Filho de Deus, morreu numa cruz, por todos os homens, inclusive aos que cometeram crimes”.
Elerson continua que “assim o indivíduo acredita (tem fé) que algo maior, o Deus Pai, criador de todas as coisas, o perdoou pelos seus erros e o está ajudando a superar esse momento difícil. Desta forma, os privados de liberdade não se sentem mais sozinhos, conseguem assim, forças e auxílio para mudar suas condutas e voltar de forma harmônica para a sociedade. A Assistência Religiosa é um direito do preso. Mas, não só isso, é um instrumento poderoso de ressocialização e transformação social”.
Para a reportagem, o padre Cristiano conta que “a experiência nas visita a cadeia nos possibilita entrar em contato com uma realidade diferente, e sobre tudo nos ajuda na vida pastoral e ministerial ir ao encontro de todas as realidades humanas. É buscar ser presença e sinal da igreja”.
Leia também: Atleta de PG conquista campeonato sul-americano com seleção de vôlei
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…
O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade