O Dia do Engenheiro é comemorado anualmente em 11 de dezembro. A data homenageia os profissionais responsáveis por desenhar, projetar e concretizar construções. Eles são responsáveis por realizar projetos de forma lógica, prática e observando as regras e normas técnicas e de segurança.
A profissão foi regulamentada no Brasil através do decreto 23.569, de 1933, que também criou o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura e os Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura, responsáveis pela fiscalização da profissão.
Leia mais: PF indicia mais três investigados no inquérito do golpe de Estado
As grandes obras e os grandes feitos da humanidade têm os engenheiros como os grandes responsáveis. A engenharia projetou e ergueu monumentos, criou máquinas e instrumentos responsáveis pelas revoluções industriais, tecnológicas e agrícolas. Além de ter aprimorado técnicas que mudaram a vida do ser humano.
O engenheiro é um profissional que aplica os conhecimentos científicos, técnicos de engenharia, com base na matemática e usa a criatividade para atuar na resolução de problemas técnicos.
A origem do dia do engenheiro está na regulamentação da profissão, que ocorreu em 10 de abril de 1993, pelo decreto de lei n° 23.569. Porém a profissão de engenheiro já existe há muitos anos. A palavra engenharia vem do latim ingeniare que significa inventar, assim muitos inventores, de certa forma, poderiam ser considerados engenheiros.
Desde a revolução industrial, passando pelo avanço da tecnologia, a profissão de engenheiro ganhou muito destaque. Inicialmente a principal formação em engenharia era a de engenheiro civil, que se tornou uma das profissões fundamentais do mundo moderno, atuando como responsável por novas construções e obras civis, porém com as novas demandas da sociedade, a necessidade de atuação dos engenheiros foi ampliada para a indústria metalúrgica, elétrica, aeronáutica, computação, química, meio ambiente, entre outras, que necessitavam de mão de obra especializada para seu desenvolvimento e acabaram por consolidar diversos ramos da engenharia.
O Brasil é um dos países que apresentam alta demanda por engenheiros, uma vez que com a perspectiva e oportunidade de crescimento a médio e longo prazo, aumenta a necessidade de mão de obra qualificada em diversos setores.
Os principais ramos são:
- Engenharia civil, que é a responsável por obras e construções; engenharia Agrícola, que atua no desenvolvimento das melhoras da agricultura;
- Engenharia mecânica, que atua no ramo da mecânica, metalurgia, indústria automotiva e outras indústrias;
- Engenharia da computação, que atua no ramo da informática, seja na construção de novos softwares ou hardwares;
- Engenharia ambiental, que ganhou grande visibilidade com a crescente preocupação com o meio ambiente;
- Engenharia de alimentos, que atua em indústrias alimentícias ou em pesquisas que envolvem alimentos;
- Engenharia de petróleo e gás, que com a constante necessidade de geração de energia e potenciais crescimentos na extração de petróleo, tornam esse profissional necessário e por consequência, bem valorizado;
- Engenharia de segurança do trabalho, que atua de forma a seguir as normas de segurança do trabalho, que a cada dia se tornam mais rígidas;
- Engenheiro de produção, que tem como objetivo gerenciar processos produtivos; entre outras tantas engenharias que desenvolvem diversas atividades industrial, serviços e pesquisas que necessitam de mão de obra especializada.