Categorias: Brasil

Governo Federal aprova o Plano Alimento no Prato

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), aprovou o Primeiro Plano Nacional de Abastecimento Alimentar – Alimento no Prato para o período de 2025 a 2028 e estabeleceu a Política Nacional de Abastecimento Alimentar (PNAAB). As iniciativas foram oficializadas com a publicação, nesta segunda-feira, 21 de outubro, no Diário Oficial da União, da Resolução Caisan/MDS Nº 8.

Criado com a finalidade de promover um sistema estruturado e inclusivo de abastecimento alimentar, fundamentado nos princípios do direito humano à alimentação adequada e da soberania alimentar, o Plano Alimento no Prato baseia-se em seis objetivos principais.

Entre eles estão o estabelecimento de um sistema de abastecimento alimentar que viabilize o acesso a alimentos saudáveis de maneira sustentável, inclusiva e justa; e a ampliação da disponibilidade dos alimentos que compõem a Cesta Básica, de modo a mitigar a volatilidade de preços de alimentos, considerando os critérios de regionalidade e a retomada da formação dos estoques públicos.

Também visa expandir o acesso ao crédito rural e à assistência técnica para incentivar a transição agroecológica, a produção e o abastecimento de alimentos básicos, saudáveis e sustentáveis; bem como construir fluxos de abastecimento alimentar que operem junto aos equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional para assegurar o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social ou de emergências climáticas, entre outros.

 

 

O Plano Alimento no Prato também tem como meta a produção de alimentos saudáveis em consonância com as políticas de acesso à terra, aos territórios e à água, com atenção às especificidades de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.

 

São beneficiários do Plano Alimento no Prato 2025-2028 toda a população brasileira, especialmente aquela em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional; os agricultores e agricultoras familiares, incluindo: a juventude rural e as mulheres do campo, das águas e das florestas; os assentados da reforma agrária; e os povos indígenas, comunidades quilombolas e povos e comunidades tradicionais produtores de alimentos. Também são beneficiários as entidades, organizações e movimentos sociais que produzem alimentos saudáveis ou que realizam ações voltadas à promoção do abastecimento alimentar.

PNAAB – Criado por meio do Decreto Nº 11.820, de 12 de dezembro de 2023, a Política Nacional de Abastecimento Alimentar (PNAAB) compõe o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e está apoiada em diversas diretrizes.

Entre elas estão a promoção de sistema integrado de abastecimento alimentar que engloba produção, beneficiamento, armazenagem, transporte, distribuição, comercialização e consumo, com vistas a promover a soberania e a segurança alimentar e nutricional.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

KFSHRC Lança Unidade Móvel de AVC para Acelerar Tratamento do Paciente

Pela primeira vez no Oriente Médio e Norte da África

% dias atrás

Vice-prefeito eleito Régis Moreno inicia transição de governo em Castro

Régis Moreno e sua equipe iniciam a transição de governo em Castro, reunindo-se com a…

% dias atrás

Guarda Municipal flagra suspeitos com objetos furtados em bairro de PG

GCM de Ponta Grossa aborda dois suspeitos com objetos de origem desconhecida em Uvaranas; itens…

% dias atrás

Jogo “Heart Dungeon” é lançado com apoio da Lei Paulo Gustavo em Ponta Grossa

O jogo "Heart Dungeon", desenvolvido em Ponta Grossa, foi lançado com apoio da Lei Paulo…

% dias atrás

Polícia Civil de Jaguariaíva prende homem condenado por estupro

Polícia Civil de Jaguariaíva prende homem de 65 anos condenado a 12 anos por estupro…

% dias atrás

Menor é apreendido por tráfico de drogas no centro de Ponta Grossa

Adolescente de 14 anos é apreendido pela GCM em Ponta Grossa com drogas e R$…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade