As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou Sob Medida Socioeducativa que incluam privação de liberdade (Encceja PPL) 2023, estão sendo aplicadas nesta terça-feira (17) e quarta-feira (18) em todo o país.
As provas são aplicadas para jovens e adultos com nível de conclusão do ensino fundamental e médio. Em todo o Paraná, esse ano 10,1 mil pessoas privadas de liberdade estão inscritos, e somente na região de Ponta Grossa são 862 inscritos.
Em Castro, 21 detentos participaram da prova. Em conversa com o diretor da Cadeia Pública de Castro, Elerson de Lima, disse que 11 ressocializandos fazem a prova do nível ensino fundamental nesta terça-feira (17), e amanhã outros 10 realizam o exame de nível médio. As provas acontecem das 9 horas às 13 horas e das 15 horas às 20 horas, dentro da unidade.
“Participam da prova detentos de 22 anos a 56 anos. O exame é muito importante, pois fortalece a importância do estudo na unidade prisional e conduz o reeducando à possibilidade de conquistar uma vaga no ensino médio ou no ensino superior, além de contribuir para a remição da pena”, comenta Elerson.
Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os exames têm o mesmo nível de dificuldade que as provas do Encceja regular. A participação no Encceja é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. O exame possibilita a retomada da trajetória escolar do estudante, dentro ou fora do sistema penitenciário.
Leia também: Campanha “Todos pelos Campos Gerais” arrecada itens essenciais para famílias afetadas
Veja as previsões para Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário…
Imbituva celebra 154 anos com ato cívico, shows gratuitos, festival de música e programação aberta…
Abertura dos 71º Jogos Escolares do Paraná lota ginásio em Piraí do Sul com desfile,…
Rompimento de rede em Uvaranas afeta fornecimento de água em bairros de Ponta Grossa. Normalização…
Motociclista foi detido com moto sem faróis, carenagens, documentos e motor adulterado na Ernesto Vilela,…
Após denúncia feita por morador sobre água com espuma no Alagados, Sanepar nega contaminação e…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade