Uma cultura pautada pelas ações ESG – sigla para “Ambiental, Social e Governança”, em português – tem ganhado, cada vez mais, espaço nas empresas brasileiras. De acordo com uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na página 10, cerca de 87% das organizações já adotaram práticas relacionadas a esse tripé em suas gestões.
Em relação ao pilar ambiental, a maior parte das corporações adota medidas ligadas à redução do consumo de água, que chega a ser uma ação constante em 69,2% das organizações, conforme mostra o estudo na página 14, e separação do lixo e resíduos para reciclagem, iniciativa adotada por 68,4%.
No tocante às questões sociais, uma das ações adotadas com maior frequência, abordando 92% das empresas, conforme o levantamento na página 23, é o compromisso com todas as obrigações legais trabalhistas no que se refere ao pagamento de salários e benefícios. Já o incentivo ao desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores por meio de programas de treinamento e formação envolve 60,4% das organizações. A promoção de conduta ética e transparente também aparece como uma das ações mais implementadas pelas micro e pequenas e empresas, com média nacional de 90%, como mencionado na página 36.
Em contrapartida, a falta de conhecimento sobre o tema ainda se configura como uma barreira a ser ultrapassada. Um dos motivos da não adoção de práticas ambientais na gestão do negócio é que a empresa não está preparada ou não tem conhecimento para isso, o que chega a 13% das corporações. Já os empresários que nunca pensaram no assunto correspondem a 26,1%.
Para o fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), Daniel Maximilian Da Costa, esses dados se somam a vários outros pontos que vão ao encontro da necessidade de as empresas investirem em conhecimento e treinamentos, especialmente quando o assunto está ligado às práticas ESG.
“Como se sabe, as implementações, as análises e a adoção dessas práticas exigem compromisso do líder que visa a um futuro sustentável, o que, por consequência, traz uma série de benefícios para todas as áreas. Para tanto, ressalto a necessidade de conteúdo que traga informações que colaborem com caminhos e ideias nessa trajetória”, finaliza.
Diminuem as taxas de instabilidade na região do Paraná, nesta sexta-feira (22). Contudo, ainda ocorrem…
Acidente aconteceu na noite de quinta-feira. Motociclista teve ferimentos leves
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade