Especialista aponta diferenças entre marketing de conteúdo e redação

Marketing de conteúdo e redação desempenham papéis importantes na comunicação eficaz entre marcas e seus públicos, mas, embora possam parecer interligados, têm diferenças entre si, que precisam ser entendidas e respeitadas para que estes conceitos se apliquem de forma correta e tragam os resultados pretendidos. Esta é a opinião da diretora da Aceká, empresa especializada em marketing para empresas, Gláucia Civa Kirch.

“Enquanto o marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica para criar, distribuir e promover conteúdo relevante e valioso para atrair, envolver e reter uma audiência claramente definida, a redação, puramente, é uma técnica de escrita, de expressar pensamentos, ideias e informações de forma clara, concisa e persuasiva”, explica a especialista. “O primeiro conceito se concentra na criação de textos para fins específicos de marketing, e o segundo abrange uma variedade de formas e contextos, incluindo redação publicitária, jornalística, acadêmica e criativa”, complementa. 

Segundo Gláucia, o marketing de conteúdo tem como objetivos informar, inspirar, educar ou entreter o público-alvo, com o propósito de impulsionar ações desejadas, como conversões, vendas ou fidelização de clientes.

Entre as principais características deste tipo de marketing, a executiva ressalta questões como relevância e valor agregado à experiência da audiência, consistência na criação e distribuição de conteúdo ao longo do tempo, estímulo ao engajamento e à interação com o público. 

Já em relação à redação, ela destaca ser uma área onde deve imperar a clareza na comunicação e concisão na expressão de ideias, evitando ambiguidades e redundâncias, a busca por influenciar o pensamento ou o comportamento do leitor, utilizando técnicas como argumentação lógica, evidências convincentes e apelo emocional, e a adaptação da linguagem, estilo e tom de acordo com a audiência pretendida. 

“Entretanto, mesmo com tantas diferenças, existe sinergia entre estas áreas. Por exemplo, uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo depende de uma redação habilidosa para criar conteúdo envolvente, relevante e persuasivo. Por outro lado, a redação se beneficia das táticas e insights do marketing para direcionar sua mensagem da melhor maneira”, explica Gláucia. 
Para a especialista, nem um, nem outro são eficazes sozinhos, sendo importante a interação entre ambos para que a estratégia de comunicação entre empresas e seus públicos seja bem sucedida.

“Ao compreender as diferenças e complementaridades entre marketing de conteúdo e redação, as empresas e profissionais podem desenvolver planos mais eficazes para alcançar e envolver seu público-alvo de maneira significativa e autêntica”, finaliza a diretora. 

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Renda dos paranaenses cresce 25,5% em dois anos e bate recorde histórico, aponta IBGE

Estado tem um dos maiores rendimentos do Brasil, puxado pela recuperação econômica e redução da…

% dias atrás

Senado aprova proibição de tatuagens e piercings em cães e gatos

Piercings e tatuagens são procedimentos dolorosos que demandam cuidados, como lavagem e troca frequente de…

% dias atrás

Três brasileiros com cápsulas de cocaína no estômago são presos pela PF no Aeroporto de Guarulhos

Os três suspeitos de tráfico internacional de drogas foram interceptados por policiais federais quando realizavam…

% dias atrás

Marcelo Rangel vai depor à CEI do Lixo nesta quinta-feira (22)

Rangel afirma, por meio de ofício enviado à Comissão Especial de Investigação, que estará presente…

% dias atrás

Número de homicídios de mulheres cai 18,7% em dez anos no Paraná

Estado registrou uma queda mais acentuada do que a média nacional ao longo do período.…

% dias atrás

Jovens e o Comércio Ilegal de Animais Silvestres: Um Estudo Revelador

A pesquisa da Renctas revela que jovens brasileiros estão se envolvendo no comércio ilegal de…

% dias atrás