Cada vez mais, evidências científicas destacam a importância de abordagens integradas no cuidado de crianças e desenvolvimento em cada fase da infância e em crianças com diagnósticos de transtornos do neurodesenvolvimento (TND), isso torna mais evidente. Estudos recentes, incluindo a cartilha da UNICEF, ressaltam a necessidade e importância do estímulo em crianças em idade precoce para o desenvolvimento neuropsicomotor, além de intervenções multifacetadas que vão além do tradicional ambiente de consultório.
Segundo dados da Universidade de Londres, divulgados pela Fio Cruz, indicam que até 10% da população mundial tem algum transtorno de aprendizagem – como dislexia, discalculia, autismo, desordem de atenção (déficit ou hiperatividade). Ainda segundo dados da OMS até 2019, quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – viviam algum transtorno mental. Diante desse cenário, é crucial adotar estratégias que promovam o desenvolvimento saudável e o bem-estar dessas crianças.
Segundo o WWF e matéria da VEJA, os benefícios do contato com a natureza para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças são incontáveis. Pesquisas publicadas no Journal of Environmental Psychology e no Journal of Child Psychology and Psychiatry e a Sociedade Brasileira de Pediatria, indicam que a exposição à natureza pode reduzir os sintomas de transtornos do neurodesenvolvimento, melhorar a concentração, diminuir os níveis de estresse e promover uma maior interação social.
Além disso, o cuidado integrado, que envolve uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, como psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicopedagogos, é fundamental para garantir uma abordagem abrangente e eficaz. Um estudo publicado pelo Núcleo de Ciência pela Infância descobriu que crianças no geral que receberam cuidado integrado mostraram melhorias significativas em diversas áreas, incluindo habilidades sociais, linguagem e autonomia.
A Helper Assessoria é uma instituição que desenvolve esse trabalho. Nascida na pandemia, movida por uma percepção e uma necessidade, a diretora Tatiana Novaes, deu um passo em direção ao desenvolvimento do cuidado integrado entre profissionais e em busca de uma alternativa fora da sala clínica e menos engessada. Através do brincar e em um ambiente propício e acolhedor, como o quintal de casa. Fonoaudióloga de formação, Tatiana, acredita que as crianças se desenvolvem com maior autonomia e enfatiza a importância de adotar abordagens integradas e inclusivas no cuidado, para ela cada criança é única, e uma abordagem individualizada que considera suas necessidades específicas é essencial para promover seu desenvolvimento pleno.
Para Tatiana Novaes, “em 4 anos de Helper pudemos assistir uma evolução muito grande das crianças, principalmente nas áreas de socialização, através do lúdico, do contato com a natureza- o que nos torna diferenciais, da liberdade e da criação de vínculos verdadeiros- identificamos um prazer genuíno ao chegar na terapia, algo que muitas vezes não ocorre no método tradicional”.
Prefeitura da cidade investiu cerca de R$ 500 mil nos materiais que estão separados em…
Sérgio Borges atuou no clube nos anos 1970. Ele faleceu neste sábado (18) na Santa…
Bacci estava na emissora de Edir Macedo desde 2010, onde ganhou notoriedade como o ‘Menino…
Ação ocorreu em uma chácara entre Ponta Grossa e Palmeira, onde o grupo se preparava…
Motorista de 34 anos foi atropelado por outro condutor que também perdeu a direção. Acidente…
Atividade é comum para jovens, mas tem um significado especial para o Pedro, que foi…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade