Entidades ligadas ao setor da construção civil de Pernambuco assinaram o Pacto BIM, uma metodologia que tem como objetivo promover a transformação digital da gestão do setor. A partir da assinatura, os participantes se preparam para uma nova etapa de inovação e eficiência na gestão e execução dos projetos. Ao todo, nove entidades assinaram o documento.
O Pacto BIM foi implementado na Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE), em parceria com a Associação BIM de Pernambuco (ABIN-PE) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE), através do Incontec, comitê técnico criado pela Associação para analisar e estudar novas tecnologias que tragam eficiência à construção civil.
Entre as principais ações estratégicas do Pacto BIM Pernambuco, estão a sensibilização, difusão e divulgação da metodologia, capacitações e mentorias para empresas associadas, articulação e divulgação de financiamento para hardware, software, consultoria e treinamento, além da retomada do Grupo de Trabalho (GT), que reúne os principais atores do trade em Pernambuco. Outra ação prevista é com as universidades, para que haja uma adequação da grade curricular, inserindo a metodologia BIM no ensino.
“Temos como objetivo disseminar o conhecimento sobre o BIM e ampliar seu uso, fornecendo informações ao mercado sobre a digitalização da construção. A união de entidades do setor, empresários e estudiosos do tema proporciona um ambiente de colaboração entre profissionais”, afirmou o presidente da Ademi-PE, Rafael Simões.
Na visão do presidente da ABIM-PE, Tiago Lopes, a transformação digital está presente em diversos setores da indústria, e a construção civil precisa acompanhar os avanços da digitalização no setor. “O BIM já está inserido em nosso mercado, mas precisamos mostrar isso para os atores envolvidos. A nova Lei de Licitações já coloca como preferenciais projetos em BIM desde 2017. Já temos um decreto federal para o uso do BIM no país, e agora, em 2024, o presidente Lula assinou a nova Estratégia BIM-BR. A tendência é só evoluir”, afirmou.
A diretora-executiva do BIM Fórum Brasil, Raquel Ribeiro, afirmou a importância de o país estar inserido numa discussão mundial sobre o uso da ferramenta. “É uma oportunidade de captar as novidades e sugestões apresentadas, como também influenciar em normas e padrões mundiais, colocando o Brasil no centro das discussões”, declarou a gestora. Ela afirmou, ainda, que o Brasil foi o primeiro país da América Latina a integrar o fórum mundial.
O representante do conselho administrativo do BIM Fórum Brasil, Jefferson Gois, destacou que o Pacto BIM firmado em Pernambuco foi o primeiro do Brasil a unir vários agentes de um estado. “Ele vai servir como diretriz para outros pactos que serão firmados no Brasil. É preciso agir de forma conjunta, integrada e colaborativa entre todos os atores para que possam surgir novas parcerias”, afirmou.
O Sebrae-PE é um parceiro estratégico na adoção da metodologia BIM no estado. “O Sebrae é um parceiro histórico da construção civil, acompanhando e estimulando processos que melhorem a gestão, digitalização e modernização das empresas, contribuindo com o estudo de tendências e cenários para nortear as ações dessas empresas. O BIM é uma dessas ferramentas que pode contribuir para otimizar resultados e reduzir custos. Precisamos ampliar a disseminação do BIM por todo o estado”, afirmou a diretora técnica do Sebrae-PE, Josiana Ferreira.
O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PE), Roberto Salomão, destacou que o BIM representa uma ferramenta importante para controlar as etapas da obra e, mais do que isso, unifica a comunicação entre as diferentes gerações que hoje trabalham juntas. “Temos profissionais de todas as idades atuando juntos. É a primeira vez que quatro ou cinco gerações estão convivendo, e o BIM contribui para unificar essa linguagem com rapidez e competência para a entrega de produtos”, afirmou.
Já o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PE), Adriano Lucena, destacou a relevância da iniciativa de Pernambuco em criar o Pacto BIM. “É uma ação que irá levar conhecimento e oportunidade para todo o estado, promovendo novas técnicas para a engenharia e trazendo bem-estar para a população”, acrescentou.
Mais sobre o BIM
O BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informações da Construção) é uma metodologia que utiliza softwares para a modelagem tridimensional de construções. Com isso, é possível desenvolver um modelo em 3D do empreendimento, permitindo o acompanhamento de todas as etapas da obra, até após a finalização. Ela proporciona uma visão completa, permitindo a interação de todos os envolvidos na obra e o acompanhamento de cada etapa, criando um ambiente colaborativo. Também é possível prever problemas e garantir uma gestão que otimize os processos.
A implementação do BIM na construção civil pode trazer benefícios para o empreendimento e o gestor do projeto, tais como a melhoria na comunicação entre colaboradores de setores distintos; uma maior colaboração entre os envolvidos no projeto; redução nas falhas, retrabalhos e perdas; melhoria na gestão, com a eficiência do orçamento, melhor controle sobre as etapas e auxílio no cumprimento de prazos; além de facilidade para identificar não conformidades e corrigi-las rapidamente.
BIM em obras públicas
O Decreto Federal nº10.306, assinado em abril de 2020, reconhece a necessidade e as exigências do uso da metodologia BIM em obras públicas. Ou seja, as construtoras que participam de licitações de obras públicas federais deverão inserir o BIM como ferramenta na execução dos projetos, seja de forma direta ou indireta na gestão da obra.
Veja as previsões para Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário…
Mulher alegou que teria sido golpeada com um soco e um cabo de vassoura pelo…
O adolescente estava junto de outros colegas na arquibancada de um campo de society na…
Equipe se deslocou até a região do Jardim Carvalho, onde um homem de 57 anos…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade