Junho destaca a a importância da logística portuária na transição energética

À medida que o mundo avança em direção a fontes de energia mais sustentáveis, a eficiência dos portos se torna fundamental para a movimentação e armazenamento de novas formas de energia, como hidrogênio verde e amônia, destacando o papel vital que a logística portuária desempenha na transição energética global.

Segundo um relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) de 2022, a logística eficiente é essencial para viabilizar a transição energética. Portos bem equipados e estrategicamente localizados podem facilitar o transporte seguro e eficiente de combustíveis renováveis, reduzindo a pegada de carbono das operações logísticas. Em destaque estão ações de descarbonização na busca em reduzir a dependência de fósseis combustíveis na indústria, transportes e aquecimento doméstico, com a introdução da eletrificação como forma de energia substituta e mais eficiente.

A logística portuária deve se adaptar às novas formas de transporte de mercadorias entre continentes, promovendo economias locais, nacionais e internacionais. Com a transição energética em curso globalmente, a importância dos portos cresce ainda mais. Eles servem como pontos cruciais para a entrada e saída de tecnologias de energia limpa, apoiando parques solares e eólicos, tanto onshore quanto offshore. A energia renovável gerada é fundamental para a produção de Hidrogênio Verde, essencial na transição energética.

Além disso, a adoção de “portos verdes” está ganhando força. De acordo com a Organização Marítima Internacional (IMO), esses portos utilizam fontes de energia renovável e implementam práticas de operação sustentáveis, contribuindo significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa. O Banco Mundial também ressalta que investimentos em infraestrutura portuária sustentável são essenciais para o sucesso da transição energética. A implementação de tecnologias avançadas e a melhoria das práticas logísticas podem aumentar a eficiência e reduzir os custos, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a economia global.

Leandro Gomes, General Operation Manager da C-Freight empresa que atua no setor de transporte no modal marítimo, afirma: “Investir em logística portuária sustentável não é apenas uma necessidade ambiental, mas também uma oportunidade econômica. Portos eficientes e sustentáveis são pilares fundamentais para uma economia de baixo carbono. Neste mês da logística, reafirmamos a importância de continuar investindo em soluções logísticas inovadoras que suportem a transição energética e promovam um futuro mais sustentável para todos.”

DINO

Artigos recentes

Sanepar Alerta: Abastecimento pode ser afetado em vilas de PG até quinta-feira

A Sanepar avisa sobre baixa pressão e falta de água temporária em bairros de Ponta…

% dias atrás

KFSHRC Comemora Contribuições Marcantes na 2024 NYC C3 Summit Davos of Healthcare

RIADE, Arábia Saudita, Sept. 18, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O King Faisal Specialist Hospital& Research…

% dias atrás

Aruba e NetApp fazem parceria para elevar as ofertas de TI

A Aruba se apresentará no NetApp INSIGHT 2024 para ilustrar como a colaboração estratégica impulsiona…

% dias atrás

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

O governo lançou o Plano Nacional de Igualdade Salarial, com orçamento de R$ 17 bilhões,…

% dias atrás

New Garmin G5000 Avionics Upgrade Now Available for Cessna Citation XLS Aircraft at Textron Aviation Service Centers

Textron Aviation today announced customers can now upgrade their Cessna Citation XLS+ and Citation XLS…

% dias atrás

Alerta Geada 2024: IDR-Paraná e Simepar divulgam último boletim da temporada

IDR-Paraná e Simepar encerram o serviço Alerta Geada 2024 com 120 boletins emitidos e sem…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade