A dificuldade de focar por muito tempo nas tarefas de trabalho pode ser uma tendência atual, de acordo com informações do relatório “Foco perdido: o custo das distrações na produtividade no local de trabalho moderno”, feito pela plataforma de análise de dados Insightful e noticiado pelo portal O Dia.
Neste cenário, as ferramentas de produtividade, como softwares de gerenciamento e aplicativos de anotações, apresentam-se como uma alternativa para otimizar o tempo e facilitar as tarefas cotidianas. Uma pesquisa da empresa de desenvolvimento de software dinamarquesa Zendesk revelou que 35% dos trabalhadores acreditam que é necessário ter as ferramentas certas para fazer bem o trabalho, enquanto 40% dos gestores disseram não possuir as ferramentas analíticas apropriadas para medir o sucesso das equipes remotas.
Por que as ferramentas de gerenciamento podem melhorar a produtividade?
O principal objetivo dessas ferramentas é permitir um melhor gerenciamento de tempo, com cada tarefa sendo designada ao colaborador responsável, bem como uma melhor comunicação entre a equipe.
A Totvs, maior empresa de software do Brasil, por exemplo, destaca que as ferramentas de produtividade aprimoram a gestão, aumentam a organização, contribuem com a comunicação e otimizam a execução das tarefas. Em outras palavras, permitem que o gestor acompanhe o andamento dos projetos, ajudam a manter as informações e projetos em ordem, melhoram a comunicação entre os colaboradores e oferecem recursos que facilitam o trabalho.
Ferramentas de gerenciamento de tempo e produtividade em 2024
No início de agosto, a monday.com lançou um novo recurso para a gestão de portfólio, que tem como objetivo facilitar a visualização de projetos pelos gerentes. A plataforma multiproduto é uma das ferramentas de produtividade disponíveis no mercado brasileiro que permite estipular tarefas para equipe, dividi-las, assinalar sua conclusão, organizar conforme a prioridade de execução, entre outras funcionalidades.
Uma das tarefas comuns de um dia normal de trabalho, o envio e edição de documentos também pode ser agilizado através de ferramentas de produtividade. Isto porque nem sempre é possível enviar documentos no formato em que ele está, sendo necessário editá-lo ou convertê-lo. Algumas ferramentas, como o PDF Guru, por exemplo, permitem modificar de PDF para TIFF ou em outros formatos.
A Trello, por sua vez, foi a ferramenta de gerenciamento de projetos online mais popular no ano de 2023, segundo o site O Antagonista. Através do uso de cartões, o usuário pode designar uma atividade para cada colaborador, adicionar comentários sobre a execução e, assim, acompanhar o andamento de cada tarefa.
A pesquisa Tendências do Home Office no Brasil, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), apontou a necessidade de investimento em ferramentas de gestão para sustentar o modelo de trabalho remoto em crescimento no país.
Dentre elas, as que têm foco na comunicação são essenciais para facilitar a interação remota, de acordo com a Lean Solutions, como a Teams, da Microsoft, que permite se comunicar com a equipe, realizar reuniões, discutir projetos, entre outras necessidades. Neste sentido, ferramentas de gerenciamento de recursos, como o Float, também podem possibilitar um melhor planejamento e distribuição de recursos.
Mulher alegou que teria sido golpeada com um soco e um cabo de vassoura pelo…
O adolescente estava junto de outros colegas na arquibancada de um campo de society na…
Equipe se deslocou até a região do Jardim Carvalho, onde um homem de 57 anos…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade