Auto: plataforma lança sistema para manutenção preventiva

A Oficina Conectada, plataforma de sistemas de orçamento e cotação para oficinas mecânicas, acaba de lançar a solução Diagweb, sistema que serve para facilitar a adesão às práticas de manutenção preventiva no âmbito do setor automotivo.

Márcio Patrus, CEO da Oficina Conectada, destaca que a manutenção preventiva é essencial para um aftermarketing automotivo (campo de reposição de peças automotivas), atuando como uma abordagem proativa que assegura a performance ideal e a longevidade do veículo, além de promover uma relação de confiança duradoura entre oficinas e clientes.

“Nesse contexto, a Oficina Conectada desenvolveu a plataforma Diagweb, uma ferramenta que busca facilitar a adesão às práticas de manutenção preventiva, reforçando a segurança, a qualidade no atendimento e a eficiência operacional”, explica Patrus.

Para ele, uma faceta dessa prática é a adesão rigorosa às recomendações dos fabricantes, que são projetadas não apenas para maximizar a vida útil do veículo, mas também para garantir a máxima segurança dos passageiros: “Seguir essas diretrizes assegura que cada veículo seja mantido nas melhores condições possíveis, prevenindo falhas inesperadas que poderiam colocar em risco a segurança dos ocupantes”.

Em uma publicação recente, o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) alertou para a importância de manter a mecânica e os itens de segurança dos veículos em dia. O texto destacou que a manutenção preventiva traz economia e evita imprevistos e sinistros.

Além disso, a autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Governo, chamou a atenção para o fato de que, como um reparo de emergência, a manutenção corretiva costuma ser mais cara do que a preventiva, uma vez que o proprietário é obrigado a contratar o serviço sem tempo prévio para fazer qualquer orçamento.

Aliás, a má conservação dos veículos resulta em 30% dos acidentes nas estradas, conforme uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Scaringella Trânsito, compartilhado pelo Estadão. De acordo com o balanço, as principais falhas estão relacionadas à manutenção dos pneus, freios, amortecedores, níveis de óleo e de água.

Além disso, segundo Patrus, a estratégia preventiva minimiza a necessidade de reparos extensivos e dispendiosos no futuro, promovendo uma economia significativa para o proprietário do veículo. “Assim, a manutenção preventiva, embasada nas especificações dos fabricantes, não apenas fortalece a segurança e a confiabilidade do veículo, mas também estabelece uma base sólida para o crescimento sustentável e a satisfação do cliente no competitivo mercado de aftermarketing automotivo”.

Manutenção preventiva: pilar para o aftermarketing automotivo

O CEO da Oficina Conectada destaca que a  manutenção preventiva no setor automotivo é uma estratégia diferenciada para oficinas mecânicas que almejam se sobressair em um mercado competitivo e otimizar seus serviços, aumentando faturamento e lucro sem necessidade de expandir fisicamente ou incrementar o orçamento de marketing.

“A analogia com a prática odontológica, onde um dentista examina a saúde bucal integralmente, ao invés de focar em um único problema, reflete a abordagem holística necessária na manutenção automotiva preventiva”, articula Patrus.

Segundo ele, para as oficinas mecânicas, dentre outras empresas do setor, a manutenção preventiva promove: maximização do faturamento com eficiência operacional; lucratividade através da precisão e rapidez; conformidade com as diretrizes das montadoras; elevação da qualidade no atendimento; segurança e responsabilidade ampliadas.

“A manutenção preventiva se estabelece como um pilar essencial para o sucesso no aftermarketing automotivo, especialmente quando potencializada pelo uso de tecnologias que facilitem a adesão a essas práticas”, afirma Patrus.

Na visão do CEO, quando uma oficina mecânica adota tecnologias, facilita a adesão às melhores práticas de manutenção e, ainda, promove um aumento na eficiência, na qualidade do atendimento e na segurança, beneficiando tanto a empresa quanto seus clientes”, conclui.

“Hoje, as oficinas mecânicas podem integrar uma plataforma em suas operações cotidianas a fim de transformar a manutenção preventiva em um diferencial competitivo que garante a satisfação do cliente, a conformidade com as diretrizes das montadoras e um modelo de negócio mais lucrativo e sustentável”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://oficinaconectada.com.br/site/

DINO

Artigos recentes

Operário empata contra o Ceará e mantém jejum de vitórias

Time de Ponta Grossa, mais uma vez, deixou escapar pontos importantes jogando dentro de casa.…

% dias atrás

Travesseiro, por Renata Regis Florisbelo

Na coluna desta semana, a artista Renata Regis Florisbelo compartilha mais uma de suas produções…

% dias atrás

Jovem de PG fica em estado grave em acidente com motos que estavam empinando

Dois motociclistas estavam empinando as motos quando se envolveram em acidente grave. Depois da batida,…

% dias atrás

Câmera registra acidente entre carros em Castro e ambos param em um posto de combustível

Acidente aconteceu na manhã de sábado. A mulher que conduzia um HB20 teve ferimentos graves…

% dias atrás

Alunos de projetos da Prefeitura de PG arrecadam doações para o Rio Grande do Sul

Campanha 'Aula Solidária' arrecadou mais de meia tonelada de roupas, além de 80kg de alimentos,…

% dias atrás

Idoso é atropelado por caminhão e morre na PR-151 em Jaguariaíva

Idoso foi atropelado por caminhão semi-reboque na PR-151 por volta de 02h deste domingo (19).…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade