Programa de Saúde Mental tem 30% dos pacientes da Geração Z

Dados do Programa de Saúde Mental da Amil apontam que a geração Z compõe 30% dos pacientes que recebem acolhimento ambulatorial na rede de atendimento da operadora. Entre as principais queixas dentro dos consultórios estão cansaço, tristeza, irritação, frustração, falta de apetite e insônia. Os jovens com idades entre 14 e 29 anos são protagonistas do best-seller “A Geração Ansiosa” e foco de pesquisas e debates sobre saúde mental. A OMS (Organização Mundial de Saúde) indica índices alarmantes de suicídio, sendo a quarta principal causa de morte entre a geração.
Por outro lado, a geração Z tem menos preconceito com o tema que seus pais e avós, sendo mais aberta a buscar o suporte de profissionais de saúde. Diferentemente dos millennials, geração X e baby boomers, os nascidos a partir de 1995 falam com maior naturalidade sobre transtornos psiquiátricos e não tratam a questão com tabu ou estigmas. Termos pejorativos como “loucura” e “frescura” são expressões que não fazem parte do vocabulário desses pacientes, destaca o psiquiatra Maurício Okamura, referência técnica em saúde mental da Amil.
“O que nos chama a atenção é que na maioria das vezes é o próprio jovem que procura ajuda, espontaneamente. Não se sentir constrangido e buscar apoio não é sinal de fraqueza, pelo contrário, é sinal de coragem”, afirma Okamura.

Embora o assunto mereça constante atenção, ele ganha destaque especial agora no Setembro Amarelo, mês voltado à prevenção ao suicídio. Dois levantamentos recentes mostram que a taxa de suicídio entre adolescentes e jovens adultos é a que mais cresce no Brasil. Um estudo recente do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde da Fiocruz Bahia (Cidacs) revela que a taxa de suicídio de pessoas entre 10 e 24 anos cresceu 6% ao ano entre 2011 e 2022, enquanto a taxa de notificações por autolesões na mesma faixa etária evoluiu 29%. Segundo o levantamento, o percentual de crescimento de suicídio entre jovens supera o da população em geral, que ficou em 3,7% ao ano.  

Dados divulgados pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde também são alarmantes. Mostram que em 2021, no Brasil, o suicídio foi a terceira causa de morte entre adolescentes de 15 a 19 anos; e a quarta entre jovens de 20 a 29 anos.

Para o psiquiatra, o aumento de suicídios entre adolescentes e jovens adultos tem causa multifatorial, mas um ponto a se observar é a falta de preparo que as gerações Z e Alpha têm, de maneira geral, para lidar com frustrações. “São gerações que se depararam menos com faltas e privações que as gerações anteriores e, por isso, têm dificuldade em lidar com as frustrações. Também podemos destacar no conjunto de fatores a sobrecarga de trabalho e a grande dificuldade de realização pessoal frente às exigências atuais de desempenho”.
Em 2023, o Programa de Saúde Mental da Amil realizou mais de 33 mil atendimentos a pacientes de todas as idades, principalmente com quadros depressivos graves, com ideação suicida, e quadros psicóticos. Deste total, foi possível manejar 98% das crises em nível ambulatorial, evitando 589 internações psiquiátricas, o que comprova a importância da assistência preventiva.

DINO

Artigos recentes

Ponta Grossa tem média de três colisões de veículos por dia em 2024

São 755 acidentes deste tipo neste ano, além de 16 óbitos em registros até a…

% dias atrás

Saiba qual a probabilidade do Operário conseguir subir para a Série A em 2025

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta que, neste momento, a equipe de Ponta Grossa…

% dias atrás

Exposição inadequada aos ruídos no ambiente de trabalho causa diferentes danos à saúde

Dependendo da intensidade e do tempo da exposição aos ruídos, ocorrerão lesões que poderão se…

% dias atrás

Prefeitura de PG irá realizar ‘piquenique’ no Lago de Olarias no sábado (28)

Evento terá apresentações artísticas e culturais. Prefeitura estará disponibilizando o empréstimo de guarda-sóis para a…

% dias atrás

Carro e caminhão colidem de frente em bairro de Ponta Grossa

Patrulha de Trânsito viário e Siate já estão no local; ninguém se feriu gravemente

% dias atrás

Psicólogo de PG é preso por violência sexual contra paciente em consultório

Vizinhos do consultório filmaram a ação e denunciaram às autoridades, que prenderam o indivíduo. Caso…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade