Liberação miofascial ajuda corredores, diz fisioterapeuta

A liberação miofascial pode ser realizada por fisioterapeutas para ajudar a relaxar a musculatura, aliviando tensões e contraturas possivelmente provocadas pela prática esportiva de corredores. É o que afirma a Dra. Nayra Rabelo, fisioterapeuta do esporte e atleta amadora que atua na Keep Running, site nichado em corrida.

Rabelo explica que a liberação miofascial consiste em um conjunto de técnicas de terapia manual como a massagem. “Para corredores, as técnicas de liberação miofascial são aplicadas mais especificamente nos membros inferiores e coluna, locais de maior tensão após a corrida”.

Além disso, a fisioterapeuta da Keep Running destaca que a modalidade tem foco nos grupos musculares mais demandados na prática da corrida, como glúteos, quadríceps e panturrilhas.

Segundo o estudo “Liberação miofascial na prevenção de lesão muscular: relato de caso”, desenvolvido pelo fisioterapeuta Julio Cesar Dias Junior, membro da Sonafe (Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e Atividade Física), a fáscia é uma estrutura formada de tecido conjuntivo, que envolve os músculos e pode sofrer aderências diminuindo o deslizamento dos tecidos.

“A liberação miofascial é uma técnica de pressão em partes do corpo que tende a melhorar a vascularização, maleabilidade e relaxamento dos tecidos, facilitando a mobilidade”, explica o pesquisador.

Ainda de acordo com a pesquisa, publicada em 2020 pela VITTALLE – Revista de Ciências da Saúde, uma série de estudos demonstram que a prática da liberação miofascial não promove, necessariamente, a melhora da força muscular.

Apesar disso, a pesquisa ressalta que “a liberação miofascial contribui para a melhora significativa da flexibilidade e, consequentemente, para a recuperação funcional dos músculos, assim como para a melhoria da recuperação muscular, flexibilidade e força, prevenindo lesões”.

A propósito, a corrida está entre as atividade mais praticadas no Brasil (22%), logo atrás de caminhada (58%), mas à frente de treino de força (18%), como mostra a sondagem “Atividade Físicas e Saúde da Mente”.

Atenta a este cenário, a Keep Running completou dez anos de atuação como loja on-line nichada em corrida em 2024 e, agora, está ampliando seus serviços a fim de atender o corredor 360° em sua primeira loja física, inaugurada em março deste ano em São Paulo. A empresa iniciou as atividades em fevereiro de 2014, quando Igor Santos e sua esposa Bel Goulart, fundadores e proprietários da marca, decidiram investir na corrida.

Para mais informações, basta acessar: https://www.keeprunningbrasil.com.br/

DINO

Artigos recentes

Paraná tem participação fundamental para aumento da safra de feijão no País

Possibilidade de crescimento em 23 mil hectares na primeira safra de feijão paranaense, ainda que…

% dias atrás

Hora extra lidera litígios trabalhistas e requer atenção redobrada das empresas

Complexidade nos cálculos e divergências sobre compensação de horas levam trabalhadores a recorrer à Justiça…

% dias atrás

Grandes players do Brasil revelam estratégias vencedoras durante o PL Connection

Evento reúne as maiores empresas do varejo brasileiro e debate como as novas tecnologias, aliadas…

% dias atrás

Cia. BEMO encena Don Quixote no Theatro Municipal (RJ)

A Companhia de Ballet da Escola Maria Olenewa do Theatro Municipal (BEMO-TMRJ) encena Don Quixote,…

% dias atrás

Motorista é preso por dirigir embriagado e na contramão em rodovia de PG

Teste de etilômetro apontou 1.41 mg/l. Preso foi encaminhado para a 13ª SDP

% dias atrás

MSCI define o padrão para avaliar a integridade de projetos de carbono com o lançamento de novas classificações

O MSCI Carbon Project Ratings avalia de forma independente a integridade e os riscos dos…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade