Dia do Consumidor chega para aquecer o comércio

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor está chegando. A data remonta a um discurso feito em 1962 por John Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos, no qual ele defendeu o direito dos consumidores. 

O site do Governo Federal explica que a efeméride foi instituída “para lembrar os direitos que os cidadãos possuem enquanto consumidores e reforçar a importância de protegê-los e de exigi-los quando se sentirem lesados”.

Uma semana inteira de celebração

O Dia do Consumidor já entrou de vez para o calendário varejista. Agora comemorada por uma semana inteira, a data também é anunciada como Semana do Cliente. Aguardado pelos clientes, estes chegam a esperar a chegada do período especialmente para aproveitar as condições. 

“Esse período tem grande importância por ser uma data que, nos últimos anos, se tornou referência de bons descontos e promoções para o brasileiro”, comenta Érico Souza, Vice Presidente de Marketing e Vendas do Girafa Comércio Eletrônico.

Isso porque muitas empresas de comércio – principalmente o eletrônico – aproveitam a data para promover uma série de condições especiais. “Acreditamos que o crescimento dessa data tem a ver com a adesão geral de todos os lojistas”, diz. 

Bom para o consumidor, melhor ainda para o varejo

Considerado a “Black Friday do primeiro semestre”, o Dia do Consumidor é uma oportunidade para aquecer as vendas. “Conseguimos afirmar isso com base em dados e números. No nosso setor, a Semana do Consumidor é a que nos dá maior receita de vendas e movimenta nosso site, no primeiro semestre”, pontua Souza.

A perspectiva se confirma segundo o Índice Antecedente de Vendas do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IAV – IDV). O relatório prevê um aumento significativo nas vendas do varejo no primeiro trimestre de 2024, com o mês de março sendo o que apresenta maiores altas. 

“Todos fazendo campanhas e se preparando para essa semana gera uma expectativa no consumidor. Além disso, vale ressaltar que os dados mostram de forma concreta essa procura em maior quantidade”, diz o executivo.

E, para Érico Souza, todos são consumidores por definição. “Então, a Semana do Consumidor não deixa de ser uma data de celebração entre clientes e o varejo. Portanto, nada mais justo do que promovermos descontos em forma de agradecimento por esses clientes estarem conosco na sua decisão de compra”, celebra.

Para saber mais, basta acessar: https://www.girafa.com.br/

DINO

Artigos recentes

Mariantonieta Pailo Ferraz é eleita 16ª presidente da OAB subseção Ponta Grossa

Presidente marca história ao ser a segunda mulher eleita da Ordem

% dias atrás

Prefeitura inicia bloqueio de ruas centrais para desfile da MünchenFest

Agentes de Trânsito da Prefeitura irão acompanhar os preparativos para o desfile e orientar os…

% dias atrás

Presidente da Acecastro fala sobre ‘Black Week’ que terá descontos e prêmios a clientes em Castro

A 'Black Week' é uma iniciativa que acontece na próxima semana e envolve quase 60…

% dias atrás

Boteco da Visconde é o ganhador do 4º Circuito Gastronômico dos Campos Gerais

Top 3 ainda conta com o Bierwit Restaurante e Choperia, de Palmeira, e o Restaurante…

% dias atrás

OAB Ponta Grossa encerra a votação; acompanhe a apuração aqui

Candidatas Juliana Scalise Taques Fonseca e Mariantonieta Pailo Ferraz disputaram a presidência

% dias atrás

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Aliel Machado foi relator do PL que cria o Mercado de Carbono. Parlamentar detalha importância…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade