O Dia da Ave comemorado em 5 de outubro foi instituído pelo governo federal em 1968. A data é muito significativa, principalmente porque o Brasil é considerado o terceiro país em diversidade de aves no mundo.
As aves conquistaram todos os cantos do mundo. Sua graça, diversidade e cores são extraordinárias e produzem um exército de admiradores preparados para enfrentar as condições mais difíceis para observá-las e protegê-las.
“A atividade de birdwatching vem crescendo e ganha cada vez mais adeptos no Brasil, principalmente porque o contato com a natureza pode trazer muitos benefícios para a saúde. Essa modalidade de ecoturismo atrai visitantes de várias partes do planeta para avistar espécies raras e desfrutar de paisagens únicas”, ressalta Vininha F. Carvalho, ambientalista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.
Para algumas pessoas o ato de observar pássaros não é apenas de contemplação, como também uma prática de lazer e atividade ao ar livre levada como hobby.
O litoral norte de São Paulo, com aproximadamente 85% da Mata Atlântica preservada do estado concentrada nessa região, as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba oferecem uma experiência única para o turismo ecológico e sustentável.
Dados do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO) indicam que mais de 18% de todas as aves do mundo estão no Brasil. Entre as 1.971 espécies catalogadas no país, 332 habitam o arquipélago de Ilhabela, que abriga uma das maiores reservas de Mata Atlântica conservada do mundo. A rica e farta variedade de pássaros representa um grande potencial para exploração sustentável e de desenvolvimento econômico.
Os ecossistemas variados desta localidade oferecem numerosas trilhas, cachoeiras, e locais para a observação de pássaros, atividades que atraem turistas e contribuem para a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável.
“O litoral norte de São Paulo é um paraíso para o birdwatching, com espécies raras como o Papagaio-moleiro e o Tiê-sangue, encontradas em ambientes que variam de manguezais a montanhas que alcançam 1300 metros”, finaliza Vininha F. Carvalho.
Diminuem as taxas de instabilidade na região do Paraná, nesta sexta-feira (22). Contudo, ainda ocorrem…
Acidente aconteceu na noite de quinta-feira. Motociclista teve ferimentos leves
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade