CEO comanda turnaround com gestão Data-Driven

Em 2023, a Depyl Action, empresa especializada no mercado em depilação no Brasil, enfrentava uma crise profunda, conforme indicou uma publicação do Pequenas Empresas Grandes Negócios. A rede de franquias sofria com problemas estruturais que partiam da quebra de confiança dos franqueados até a inexistência de uma governança corporativa eficaz.

Neste cenário desafiador, a empresa procurou auxílio do executivo Dimitri Rodrigues, especializado em processos de reformulação que visam a recuperação do negócio. O empresário assumiu o leme como CEO com a missão de não apenas salvar a empresa da crise, mas também promover um crescimento sustentável.

O primeiro passo de Rodrigues foi adotar uma postura de humildade e escuta. Ele entendeu que para navegar a empresa fora da tempestade, precisava primeiro entender a profundidade e a natureza dos problemas enfrentados. Através de conversas abertas com a equipe interna e franqueados, Rodrigues mapeou os desafios e identificou oportunidades de melhoria, traçando assim o caminho para a recuperação.

“Aproveitei da minha especialidade como cientista de dados para implementar uma abordagem orientada por dados para tomar decisões críticas. Este enfoque permitiu que a empresa não apenas justificasse as mudanças necessárias com base em evidências sólidas, mas também minimizasse as resistências internas, uma vez que as decisões eram claramente apoiadas por dados”, lembra Dimitri.

A estratégia de turnaround de Rodrigues focou em quatro objetivos principais, medidos através de OKRs (Objectives and Key Results): resgatar a confiança dos franqueados, aumentar a lucratividade da rede, promover a transformação digital e acelerar a aquisição de novos clientes. Cada objetivo foi cuidadosamente monitorado através de KPIs específicos, como a Nota NPS para a confiança dos franqueados e o tráfego no site para a transformação digital.

“A Depyl Action conseguiu reverter o fechamento de lojas, registrar um crescimento de faturamento de 6,5% em 2023 em comparação com o ano anterior, após 5 anos sucessivos de queda, e aumentar significativamente a lucratividade. Um caso emblemático foi o de uma franqueada no Nordeste, que viu um crescimento médio de 40% ao mês, reacendendo sua fé no negócio”, esclarece.

Rodrigues acredita firmemente na importância de tomar decisões baseadas em dados, ter uma estratégia clara e bem definida, montar uma equipe capaz de executar essa estratégia, e manter a coragem e a responsabilidade total pelas decisões tomadas. Seu conselho para outros líderes enfrentando desafios de turnaround é claro: use dados para embasar decisões, priorize o básico bem feito, tenha coragem e, acima de tudo, divirta-se no processo.

DINO

Artigos recentes

João Dória, ex-governador de São Paulo, recebe título de Cidadão Honorário do Paraná

Honraria proposta pela segunda secretária da Assembleia, deputada Maria Victoria (PP), foi entregue na noite…

% dias atrás

Polícia Civil apreende quase 1 tonelada de maconha em residência do PR

Policiais encontraram a maconha dividida em 1.072 tabletes. A droga estava sendo acondicionada no interior…

% dias atrás

Homem é flagrado dirigindo bêbado em vila de Castro e acaba preso

Equipe em patrulhamento visualizou um veículo circulando com as luzes apagadas e com escapamento aberto.…

% dias atrás

Extratos bancários terão termos padronizados a partir de segunda-feira (08)

Mudança vai abranger as denominações existentes para as operações de saque e depósito. Posteriormente, as…

% dias atrás

Identificado homem que morreu em colisão contra muro em PG. Sepultamento será nesta segunda (08)

Acidente aconteceu no amanhecer deste domingo (07) em Uvaranas. Vítima de 35 anos não resistiu…

% dias atrás

Indivíduo é preso após tentar furtar residência em plena luz do dia no centro de PG

Indivíduo invadiu uma residência e estava tentando furtar uma televisão. A moradora da casa flagrou…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade