Porto prepara trainees com “Mentalidade Ágil” para ajudar empresa a crescer

Com seu novo posicionamento de lifetech company, a Porto tem entre seus objetivos de curto prazo dobrar o número de clientes até 2025 e atuar com eficiência operacional em seus processos e negócios, aumentando sua produtividade, reduzindo desperdícios e com resultados consistentes.

Para concretizar essa estratégia, é preciso desenvolver a chamada “mentalidade ágil” em toda a organização, incluindo os novos trainees. A Metodogia Ágil é uma forma de conduzir projetos com mais eficiência e rapidez na conclusão de tarefas. A fim de acelerar a aprendizagem desse grupo, a área de DHO da Porto convidou a Ekantika Learning Lab, consultoria que desenvolveu a estratégia de formação, para apoiar as mudanças comportamentais desejadas no ambiente corporativo.

O atual programa de trainees da Porto é composto por 17 jovens talentos, que já atuam em diversas áreas da companhia. “Identificamos quais os desafios estratégicos, competências e conhecimentos que deveriam ser comuns a todos eles e estes fizeram parte de uma trilha de formação dos trainees”, conta Areta Santos, responsável pelo programa na Porto.

“As áreas da empresa solicitaram que esses novos profissionais tivessem habilidades relacionadas à mentalidade ágil, com foco na inovação, na capacidade de executar projetos e corrigir erros rapidamente. Assim, entendemos que essa trilha não poderia ficar fora do programa, que tem duração de 18 meses”, explica Areta.

Apesar da Porto contar com sua própria área responsável por aplicar a metodologia Ágil junto aos seus colaboradores, o programa de trainees contou com o suporte especializado da Ekantika, que incorporou as necessidades desses jovens profissionais à formação de sua Academia de Agilistas.

Esse programa foi criado para desenvolver a mentalidade ágil em equipes, preparando-as para promover mudanças estratégicas nas organizações. “A Academia de Agilistas conta com uma trilha de formação com diversas metodologias de desenvolvimento de equipes”, explica Vanessa Pacheco, diretora da Ekantika Learning Lab.

A trilha de formação da Academia de Agilistas pode ser adaptada de acordo com a estratégia de cada empresa. Na Porto, os trainees passaram por nove módulos de aprendizagem da mentalidade ágil: Cultura Digital (impacto da tecnologia nas relações humanas); Creative Problem Solving (pensamento criativo); Lean Thinking (maximizar valor e reduzir desperdícios); Gemba Walk (ver como os processos funcionam na prática); Change Management (gestão de ambientes de mudanças); metodologias Ágeis (desenvolvimento de produtos e serviços com entregas incrementais); formação de equipes por meio de ferramentas ágeis de gestão; Business Agility (adaptação para um futuro imprevisível) e Mindset Ágil (12 princípios da Agilidade).

Areta Santos, da Porto, comenta como a formação na mentalidade ágil tem impactado no desenvolvimento e no trabalho dos trainees. “Desde o início do programa, esses profissionais já estão executando uma série de projetos nas suas áreas. E é perceptível o uso dessas metodologias em suas atividades diárias”, relata.

“Percebemos uma mudança na forma de trabalhar, a partir do uso dessas ferramentas. Por exemplo, na visão de planejamento e acompanhamento de tarefas e resultados”, conclui a responsável pelo programa.

Já Vanessa Pacheco, da Ekantika, ressalta: “Um dos diferenciais da Academia de Agilistas é proporcionar o acompanhamento dos trainees por mentores, para garantir a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na formação”.

Sobre a Porto

Com mais de 75 anos de mercado, a Porto possui hoje três verticais de negócios: Porto Bank, Porto Saúde, Porto Seguro e Porto Serviço, formando, assim, um conjunto de soluções de proteção para os seus momento do dia a dia.

Sobre a Ekantika

O ecossistema Ekantika é composto por: Ekantika Consultoria, especializada em transformação de negócios; Ekantika Learning Lab, focada em soluções de aprendizagem para equipes corporativas; INFORM Brasil, especialista em otimização por meio de soluções tecnológicas de alta escalabilidade; iEVO, focada em automação de decisões por meio de reengenharia de processos; Dixter, aceleradora de Transformação Digital; Up People, que cria modelos e processos de trabalho para o futuro, focados em pessoas; e Chicago Advisory Partners, responsável pela estrutura administrativa do Open Finance Brasil.

Mais informações: https://ekantika.com.br/

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Operário empata com São Joseense no 1º jogo das quartas de final do Paranaense

No empate em 1 a 1 entre Operário e São Joseense, destaque para os gols…

% dias atrás

Confira os 10 maiores ganhadores do Programa Nota Paraná

O líder disparado no ranking de sortudos do programa da Secretaria de Fazenda é de…

% dias atrás

Acidente na PR-151 deixa um morto e carga de cervejas espalhada na pista

O acidente causou transtornos no tráfego e mobilizou as autoridades para a apuração das causas.

% dias atrás

Família busca por homem desaparecido desde quinta-feira (20)

Segundo a família, o homem desaparecido necessita de medicação controlada e cuidados especiais.

% dias atrás

Papa Francisco permanece em estado crítico após crise respiratória

Até o momento, não há previsão de alta, e a agenda do Papa permanece suspensa.

% dias atrás

Carnaval no Paraná: opções para todos os estilos de folia e descanso

Tanto quem está em busca de descanso quanto quem não deixa de lado um tradicional…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade