Superação do vício do cigarro é tema de livro na Bienal SP

Em “Do vício à liberdade”, relato fiel sobre a superação do vício do cigarro, a autora e psicopedagoga Roseane Jordão Ramos conta detalhes sobre como conseguiu se livrar da dependência da nicotina. Ela criou um passo a passo que pode auxiliar, inclusive, na abordagem de diversas outras dependências, sejam elas químicas ou emocionais.

Em entrevista à Revista Autografia, Roseane conta mais sobre a produção do livro: “Minha maior inspiração para escrever foi ter conseguido me livrar de um vício que me perseguiu por quase uma vida inteira, 38 anos exatamente. Comecei a fumar muito cedo, aos 10 anos, e, durante muito tempo, minha vida não teve reflexo sem esse vício envolvido. É muito triste sua trajetória ser pautada numa dependência negativa. Seguir em frente tendo alternativas saudáveis, com sentimento de autovalorização e uma sensação de vitória foi a minha maior inspiração para escrever”.

A produção de “Do vício à liberdade” foi, segundo a autora, uma “trajetória solitária e consciente”, durante exatos 10 anos para concluir: “Queria fazer um passo a passo real e sem possibilidade de recaída. Comecei a escrever em 2013 e, em julho de 2023, terminei. Por ter sido baseado em minha própria trajetória, minhas lutas, meus medos e minhas decisões, o livro foi escrito por mim mesma, sem interferência de ninguém”.

Roseane compartilha ainda que, ao começar a escrever o livro, não tinha o intuito de publicar e era apenas um relato pessoal: “Alguns amigos, ao me verem livre do vício, me perguntaram como procedi e, ao fazerem o mesmo, muitos foram deixando de fumar. Foi nesse momento que pediram que eu escrevesse minha história, pois seria uma ajuda para pessoas em geral e não somente do meu ciclo social. Espero muito que esse livro possa ajudar pessoas a se livrarem de qualquer vício”.

A autora deixa ainda um recado final para os leitores: “Livrar-se de qualquer tipo de vício não é uma tarefa fácil e rápida, mas acreditar em nós mesmos é fundamental para nos tornarmos autores de nosso destino ao invés de vítimas dele. Pense nisso!”, finaliza.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Vagas de estágio em Ponta Grossa: mais de 80 vagas são ofertadas pelo CIEE/PR

A recomendação é que os estudantes mantenham seus dados atualizados na plataforma, incluindo o currículo…

% dias atrás

Caminhoneiro de PG morre em hospital após ser internado com ferimentos graves na cabeça

O caminhoneiro apresentava ferimentos graves na cabeça. Devido à gravidade ele não resistiu e morreu.…

% dias atrás

Estado e universidades ajudam municípios do Paraná a economizar R$ 8,8 milhões com projetos de obras públicas

O Projetek consolida-se como um instrumento estratégico para o desenvolvimento urbano, social e educacional do…

% dias atrás

Bolsa Família: senadores querem evitar que contratados por safra percam o benefício

Projeto de Lei 715/2023 visa proteger safristas do corte do Bolsa Família, excluindo rendimentos temporários…

% dias atrás

Estudos indicam que a água da chuva está contaminada por agrotóxicos e revela riscos para a população

Resíduos de produtos tóxicos foram encontrados em amostras coletadas em Campinas, Brotas e São Paulo

% dias atrás

Profissionais removem caminhão que caiu de ponte em PG

O caminhão em que o motorista morreu após cair da ponte está sendo retirado por…

% dias atrás