Esperando receber 30 mil pessoas, o 2º Festival de Balonismo é realizado nos dias 19, 20 e 21 de julho no Centro de Eventos de Ponta Grossa. O evento pretende proporcionar experiências únicas para os participantes e espectadores. Para ser um sucesso, o tempo deve colaborar e a previsão para o final de semana é positiva.
O festival contará com a participação de 12 balonistas e uma variada programação, incluindo praça de alimentação, artesanato, brinquedos e estandes de outras secretarias além da Secretaria Municipal de Turismo, como a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Cidadania e Segurança Pública.
A praça de alimentação funcionará na sexta-feira (19) das 14h às 22h e sábado (20) e domingo (21) das 10h às 22h. E, de acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), serão três dias de céu claro e sem previsão de chuva para Ponta Grossa.
“A estabilidade atmosférica predomina na região do estado. Há condições para formação de nevoeiros no decorrer do período, principalmente entre o centro, sul, Campos Gerais e o leste do Paraná”, prevê o Simepar.
Mas o frio não dá trégua, seguindo com temperaturas baixas, na casa dos 8Cº graus de mínima, a máxima sobe até os 21Cº graus. E as rajadas de vento não passam dos 13 km/h. O tempo chuvoso já se estende há uma semana, agora os ponta-grossenses esperam o céu aberto para desfrutar o Festival. Confira a previsão para a cidade:
Leia mais: Prefeitura divulga programação do 2º Festival de Balonismo
Sobre a competição
Entre as provas competitivas do festival, destacam-se:
• Alvo Declarado pelo Piloto (Pilot Declared Goal): Os pilotos declaram um alvo antes do voo e tentam chegar o mais próximo possível deste ponto.
• Alvo Declarado pelo Juiz (Judge Declared Goal): O alvo é determinado pelos organizadores, e os pilotos devem tentar atingi-lo.
• Valsa de Hesitação (Hesitation Waltz): Prova em que os pilotos escolhem entre vários alvos declarados e devem decidir qual o melhor a ser atingido durante o voo.
• Fly-In: Os pilotos decolam de um local à sua escolha e tentam atingir um alvo pré-determinado.
• Fly-On: Após atingir um primeiro alvo, os pilotos devem declarar e voar em direção a um segundo alvo.
• Caça à Raposa: Um balão “raposa” decola e os competidores tentam segui-lo e lançar uma marca o mais próximo possível do ponto de aterrissagem da raposa.
• Gordon Bennett Memorial: Prova em homenagem ao aviador Gordon Bennett.
• Alvo com Janela de Tempo: Os pilotos devem atingir um alvo dentro de uma janela específica de tempo.
• Mínima Distância com Duas Marcações.
O maior balão do mundo em Ponta Grossa
O festival contará ainda com a presença do ‘maior balão do mundo’ em formato de cegonha, com aproximadamente 55 metros de comprimento. Idealizado pelo médico ginecologista Karam Abou Saab, o balão foi criado para promover uma campanha contra a gravidez precoce e será uma das principais atrações do evento.
A expectativa é de que mais de compareçam ao festival deste ano, superando o sucesso da edição anterior, que atraiu mais de 20 mil espectadores. Em 2023, o festival trouxe balões em formatos especiais como um canguru e um pica-pau, além de promover o primeiro Campeonato Paranaense de Balonismo com o apoio da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB).
Com informações PMPG
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade