Aumenta a valorização da experiência do paciente

À medida que o setor da saúde evolui, os profissionais de saúde estão cada vez mais focados em não apenas tratar doenças, mas em garantir que a jornada de cuidado seja a mais positiva possível para os pacientes. 

Nesse cenário, a acreditação hospitalar, por exemplo, vem ganhando força. O crescimento da Acreditação ONA, que em 2017 dispunha de 255 hospitais acreditados no país, foi de 54 organizações hospitalares em 2021, o que representa uma média de 13,5 certificações/ano a mais no período e um crescimento de 21,1%, segundo dados do Grupo IBES.

Esse movimento reflete uma mudança paradigmática na medicina, onde a satisfação e o bem-estar do paciente se tornam tão importantes quanto os resultados clínicos.

Estudos recentes apontam para uma correlação direta entre a experiência positiva do paciente e a eficácia do tratamento. De acordo com uma pesquisa publicada na National Library of Medicine, pacientes que relatam altos níveis de satisfação com o atendimento recebido tendem a ter melhores resultados de saúde. 

Além disso, uma boa experiência está associada com a lealdade do paciente, que gera a fidelização e impacta a importância dos programas de qualidade. Pacientes mais satisfeitos também recomendam os serviços de saúde, garantindo sustentabilidade, conforme indica um artigo da Health Science Reports

Para Richard Rivière, cofundador e CEO da empresa Versatilis System, o foco na experiência do paciente também é impulsionado por uma maior transparência e pelas expectativas dos consumidores. Com a disponibilidade de informações online e plataformas de avaliação, os pacientes estão mais informados e exigentes em relação à qualidade do atendimento que recebem. 

Todos esses fatores influenciam os prestadores de serviços de saúde a adotarem práticas que priorizem a experiência do paciente, desde a facilidade de marcar consultas online até a clareza na comunicação e o tempo dedicado durante as consultas.

Nesse sentido, muitos hospitais e clínicas estão adotando tecnologias como o prontuário eletrônico. Segundo uma pesquisa da Revista Brasileira de Terapia Intensiva, 84,6% dos médicos indicaram melhorias na qualidade, e 76,7% indicaram melhorias na segurança com o uso do prontuário eletrônico. 

“O prontuário, agendamento online e a prescrição digital facilitam o acesso dos pacientes aos serviços de saúde, e também promovem uma maior interação entre paciente e profissional, permitindo um acompanhamento mais personalizado e eficiente”, afirma Richard.

Além disso, a humanização do atendimento é uma estratégia cada vez mais valorizada por movimentos como a Slow Medicine, ou Medicina Lenta, por exemplo. Esses movimentos reiteram a importância da empatia, da escuta ativa e da comunicação eficaz, reconhecendo que o aspecto emocional e psicológico desempenha um papel fundamental na recuperação do paciente.

A preocupação com a experiência do paciente reflete uma compreensão mais ampla da saúde, que inclui aspectos físicos, emocionais e sociais. 

Assim, ao colocar o paciente no centro do processo de cuidado, esses profissionais acreditam que não somente melhoram a qualidade do atendimento, mas contribuem para a construção de um sistema de saúde mais sustentável e eficiente.

Este foco renovado na experiência do paciente é um testemunho da evolução contínua do setor de saúde que, atualmente, busca ir além de curar, garantindo que cada paciente se sinta valorizado e respeitado em sua jornada de cuidado.

DINO

Artigos recentes

Idosa é atropelada por caminhonete e fica ferida em Castro

A vítima foi encaminhada à UPA de Castro para atendimento médico. A ocorrência foi atendida…

% dias atrás

Treze candidatos a vereador de PG estão ‘inaptos’ para concorrer. Confira os nomes

Dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo sistema de registro de candidaturas. Eles…

% dias atrás

Motorista perde o controle, capota e fica em estado grave em rodovia do PR

Relatos indicam que ambos os ocupantes haviam ingerido bebida alcoólica, sendo perceptível odor etílico no…

% dias atrás

Justiça proíbe uso de ‘carreta-furacão’ na campanha de Marcelo Rangel

Polícia Militar abordou o trio elétrico, que fazia campanha pelas ruas centrais de Ponta Grossa…

% dias atrás

Homem ameaça dono de bar e é agredido com ‘capacetadas’ pelo filho dele na região

Filho do dono do local, ao ver o indivíduo tentando agredir o seu pai, reagiu…

% dias atrás

Saiba como ficará o tempo no dia da eleição em Ponta Grossa e região

Previsão é que haja tempo firme durante todo o dia. A máxima deverá chegar a…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade