Prevenir acidentes logísticos pode reduzir folha salarial das empresas

Um a cada quatro acidentes de trabalho no Brasil ocorrem em operações logísticas. Segundo dados do Ministério Público do Trabalho, dos 613 mil acidentes laborais registrados no país em 2022, 27% foram em atividades de transporte rodoviário de cargas (148,7 mil) e armazenagem (17,5 mil). Essas ocorrências têm impacto nas contribuições previdenciárias das empresas, que podem ser reduzidas com investimentos em segurança do trabalho.

Todas as empresas com empregados registrados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) precisam pagar ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mensalmente, 20% de cada salário, acrescidos de duas alíquotas relacionadas à segurança do trabalhador: Fator Acidentário de Prevenção – FAP e Riscos Ambientais do Trabalho – RAT.

O FAP foi criado em 2010 para incentivar as empresas a oferecerem as melhores condições de trabalho. Este fator é recalculado periodicamente, com alíquotas de 1%, 2% ou 3%, levando em conta o número de acidentes e afastamentos registrados nos últimos dois anos, assim como a frequência e gravidade destes e o custo dos benefícios concedidos.

Já o RAT tem alíquotas de 1% a 3%, de acordo com os riscos de acidentes da empresa. Por fim, o valor mensal pago pelas empresas ao INSS é calculado da seguinte forma: 20% do salário + (RAT x FAP). Portanto, empresas com menos registros de acidentes e menor risco pagam menos à previdência, enquanto os que apresentam maior número de ocorrências e maior risco pagam mais.

“Como o setor de logística é um dos principais responsáveis por acidentes de trabalho no Brasil, fica claro que investir em operações seguras é fundamental para reduzir os custos das empresas”, afirma Afonso Moreira, CEO da AHM Solution, empresa especializada em prevenção de acidentes e danos em operações logísticas.

Entre as estratégias para diminuir os custos previdenciários, ele recomenda o monitoramento regular dos riscos operacionais, além de ações de prevenção de acidentes, como sinalizações, treinamentos e segregação de circulação de máquinas e pedestres. “Esses riscos podem ser ainda mais reduzidos com tecnologias como sensores e alertas de detecção de objetos e pessoas”, explica Moreira.

Outra vantagem destes dispositivos, segundo ele, é aumentar a produtividade da operação. “No caso da logística de armazenagem, por exemplo, os operadores de empilhadeiras podem trabalhar com mais agilidade e manobras mais precisas e seguras, evitando acidentes. Portanto, investir em segurança do trabalho não apenas reduz custos previdenciários, mas também proporciona um retorno operacional significativo”, completa.

Por fim, Moreira ressalta a importância de um diagnóstico especializado, e regularmente atualizado, dos riscos de cada empresa, em termos de segurança das operações logísticas, para que os investimentos sejam adequados às suas necessidades ou oportunidades de melhorias. “Qualquer investimento só faz sentido se o benefício for maior que seu custo, seja ele financeiro ou em outros riscos associados. No caso de acidentes, eles podem trazer danos severos à reputação da empresa e, portanto, ao futuro dos seus negócios”, conclui.

Mais informações em: https://www.ahmsolution.com.br/

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Castro entregará kit de material escolar para alunos no primeiro dia de aula

Prefeitura da cidade investiu cerca de R$ 500 mil nos materiais que estão separados em…

% dias atrás

Morre Serginho, ex-jogador do Operário, aos 73 anos

Sérgio Borges atuou no clube nos anos 1970. Ele faleceu neste sábado (18) na Santa…

% dias atrás

Record demite Luiz Bacci após 14 anos e contrata jornalista do Paraná

Bacci estava na emissora de Edir Macedo desde 2010, onde ganhou notoriedade como o ‘Menino…

% dias atrás

Identificados os seis mortos em operação policial contra grupo criminoso em PG

Ação ocorreu em uma chácara entre Ponta Grossa e Palmeira, onde o grupo se preparava…

% dias atrás

Motorista colide com defensa metálica, sai do carro e morre atropelado na BR-376 em Tibagi

Motorista de 34 anos foi atropelado por outro condutor que também perdeu a direção. Acidente…

% dias atrás

Família de Castro passa férias no Litoral do PR para filho tomar banho de mar com cadeira anfíbia

Atividade é comum para jovens, mas tem um significado especial para o Pedro, que foi…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade