Especialista explica como substituir o uso de dentaduras

Conviver com a falta parcial ou integral dos dentes é certamente um pesadelo. Ao menos é o que indica o estudo Percepções Latino-americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança, feito pela Edelman Insights e publicado pela Agência Brasil. Combatendo essa frustração, no passado, uma técnica massiva foi o uso da dentadura.

Todavia, em 2024, os recursos evoluíram bastante e existem novas tecnologias que suprem melhor toda a demanda. Ao menos é o que orienta o cirurgião-dentista Paulo Coelho Andrade, mestre e especialista em implantodontia que atua há quase 35 anos e já executou mais de 70 mil implantes e facetas.

“Dentadura é coisa do passado. Hoje em dia temos técnicas de implantodontia que são extremamente mais eficazes e saudáveis quando há a necessidade de substituir um dente. Os implantes Zigomáticos são os implantes mais modernos que existem, pois eles evitam o uso de enxertos ósseos autógenos, podendo entregar o trabalho em torno de 5 a 7 dias. Devemos estudar melhor cada caso e apresentar ao paciente um recurso muito mais moderno e confortável”, diagnostica.

Alívio para mais de 16 milhões de brasileiros que vivem sem nenhum dente, ainda conforme a pesquisa da Edelma Insights. O mesmo estudo também destacou que a perda de dentes é o segundo fator que mais prejudica a qualidade de vida de pessoas entre 45 e 70 anos, e que, ainda, 41,5% das pessoas com mais de 60 anos já perderam toda dentição.

“A má qualidade da arcada dentária, ou até mesmo sua ausência, é um fator que prejudica muito a qualidade de vida de uma pessoa. Isso sem falar de questões ligadas à autoestima e ao bem-estar. Percebo isso não somente pelo estudo de casos, mas também pelos depoimentos de pacientes que atendo corriqueiramente. Além de não poder mastigar, não poder sorrir mexe com o emocional das pessoas. Logo, a revitalização do sorriso é algo necessário para uma melhor qualidade de vida”, justifica doutor Paulo Coelho Andrade.

Ainda que o problema tenha solução, o cirurgião-dentista ainda orienta que o ideal mesmo é manter a higiene oral em dia e cuidar bastante dos dentes para evitar problemas na vida adulta. “O melhor remédio é a prevenção. Se você foi educado para cuidar bem dos dentes, certamente irá evitar problemas no futuro. Logo, fica a recomendação para a manutenção adequada da saúde oral e, claro, para não deixarem o dentista para apenas momentos de complicação. A frequência regular no consultório pode salvar o sorriso”, finaliza.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Primeira Feira da Empregabilidade para Pessoas Negras será realizada em Castro

Durante a feira em Castro, candidatos passam por entrevistas no local; empresas selecionam conforme perfil…

% dias atrás

Fundação Municipal de Saúde abre licitação para contratação de casa de apoio

O objetivo da licitação é contratar um espaço com estrutura adequada para receber pacientes em…

% dias atrás

Campanhas de combate à violência e abusos contra crianças, adolescentes e pessoas idosas são aprovadas em Castro

Também foi aprovado projeto de lei que autoriza doação de arma de fogo institucional a…

% dias atrás

PG abre inscrições para exame supletivo para a fase I do Ensino Fundamental

Para participar, é obrigatória a apresentação de documento oficial de identificação com foto e o…

% dias atrás

Posto em PG abastecerá 450 veículos com gasolina mais barata neste sábado (31); confira como pagar menos

A ação será realizada a partir das 8 horas da manhã, no Posto Mahle Real,…

% dias atrás

Paciente é vítima de importunação sexual dentro de ambulância durante trajeto de Irati a Campo Largo

Suspeito foi preso pela Guarda Municipal de Campo Largo; vítima recebe apoio e acolhimento.

% dias atrás