Quase 60% dos cirurgiões plásticos atuam no Sudeste

Um estudo produzido pela Associação Médica Brasileira (AMB), em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), mostra que a maior parte dos 7.833 especialistas em cirurgia plástica no país atuam no Sudeste. A Demografia Médica no Brasil 2023, como é chamado o estudo, revela que, do total, 2.503 profissionais estão em São Paulo.

Além desses, outros 1.031 atuam no Rio de Janeiro e 869 em Minas Gerais. No Espírito Santo, são 146 cirurgiões plásticos. Ou seja, são 4.549 profissionais em todo o Sudeste. Válido lembrar que a população do Sudeste é de cerca de 30,4 milhões de pessoas.

No entanto, neste emaranhado de profissionais, as empresas que atuam com produtos e serviços de saúde precisam intensificar investimentos em infraestrutura para acolhimento e segurança dos pacientes e familiares e ainda em capacidade profissional fazem parte do portfólio do setor. É o que defende Flávia Nápoles, diretora executiva do Hospital São Rafael.

“É uma região mais populosa em relação às demais praças, e com poder aquisitivo maior. Isso também faz elevar o interesse pelas cirurgias estéticas. Mas, ao mesmo tempo, evidencia que as clínicas devem oferecer algo realmente completo em termos profissionais e em relação à estrutura física”, justifica.

O Hospital São Rafael está instalado na região Centro-sul de Belo Horizonte. Neste mesmo ambiente também está a clínica FVG Cirurgia Plástica. Apesar de se diferirem pelo produto final, ambas instituições entenderam que é preciso seguir o conceito da oferta de serviços mais sofisticados, modernos e que entreguem mais conforto aos pacientes.

“É um setor que demanda não apenas profissionais altamente capacitados, mas uma grande porção de eficiência e até uma dose razoável de qualidade estética, para não dizer luxo. Logo, a estrutura é, claramente, uma exigência que os próprios pacientes que recorrem à cirurgia plástica fazem questão de observar. Os profissionais acompanham a tendência. Acredito que a beleza e a autoestima são valores que devem estar presentes não apenas no propósito da cirurgia, mas também em todo o ambiente”, pontua o cirurgião plástico Felipe Villaça, diretor da FVG Cirurgia Plástica.

“Entra nessa conta o status e, claro, a experiência do médico que fará o procedimento cirúrgico. Por isso, é um conjunto de condicionantes que fazem a diferença na seleção. E o fato de estarmos num lugar onde há tantos outros profissionais oferecendo o mesmo serviço faz com que o diferencial seja sua competência e a capacidade do próprio estabelecimento de oferecer algo bem completo”, concorda a gestora do Hospital São Rafael.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Motoboy colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa e sofre graves ferimentos

Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…

% dias atrás

Ministério regulamenta uso gradativo da força pela polícia

O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…

% dias atrás

Porto Amazonas terá R$ 2,4 milhões para projeto turístico de impacto estadual

Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…

% dias atrás

Prefeitura confirma data da 42ª Festa da Uva, que começa na próxima sexta (24)

Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…

% dias atrás

Primo de jogador do Flamengo é um dos mortos em confronto policial em PG

Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…

% dias atrás

Motorista perde controle e bate veículo em muro deixando crianças feridas em PG

O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade