Crescem pedidos de recuperação judicial de produtores rurais

De acordo com pesquisa da Serasa Experian divulgada neste mês de março, os produtores rurais que atuam como pessoas físicas registraram 127 pedidos de recuperação judicial em 2023. Isso representou um aumento de 535% em relação ao ano anterior, 2022.

Do terceiro para o quarto trimestre, o aumento foi de 62%. Os responsáveis pela pesquisa atribuem a alta nos pedidos de recuperação à crise climática e às perturbações no cenário econômico nacional e internacional. 

Ainda de acordo com a pesquisa, os maiores solicitadores de recuperação judicial no agronegócio foram os que tinham as maiores áreas com plantio de soja com sensoriamento remoto. Em seguida, os produtores de pecuária com áreas de pastagem e, em terceiro, os produtores de café.

Luciano Bravo, mentor na Crédito Internacional, atribui o crescimento da inadimplência à forma como as concessões de crédito são feitas atualmente. “O aumento na inadimplência dos produtores rurais se dá, principalmente, pelo método de como é realizado o custeio, pois 80% deles são para apenas uma safra. Isso impede um planejamento maior do produtor e reinvestimento de uma safra na outra, pois os produtores precisam pagar os credores e levantar novos créditos, todo ano”.

 O levantamento feito neste ano é inédito e usou dados dos processos de recuperação judicial no agronegócio que são registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian. Foram incluídos no levantamento produtores rurais com capital variado, desde que atuassem como pessoas físicas. Pela lei 14.112, eles são os únicos que podem requerer recuperação judicial.

“Com aumento dos custos de produção agrícola (insumos, sementes, defensivos e máquinas) a margem do produtor está baixa, o que automaticamente gera a falta de capacidade de honrar com suas despesas” resume Bravo. Ele aponta a abertura do agronegócio para o crédito internacional como uma solução para a inadimplência desses produtores, uma vez que isso dá acesso a linhas de crédito de longo prazo, com juros baixos.

Para saber mais, basta acessar http://www.inteligenciacomercial.com

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Marcelo Rangel discute propostas para o novo Código do Empreendedor do Paraná

Deputado promoveu encontros com representantes da ACIPG e reforça ações para desburocratizar o ambiente de…

% dias atrás

Confira se o Feira Verde estará perto da sua casa nesta quinta-feira (29)

Cada 4 kg de recicláveis dão direito a 1 kg de alimentos, com limite de…

% dias atrás

Küller destaca aprovação da PEC que amplia poderes da Guarda Municipal e agentes de trânsito

A PEC 37/2022 incorpora as guardas civis municipais e e agentes de trânsito à segurança…

% dias atrás

PR é reconhecido pela OMS como Amigo da Pessoa Idosa

O Paraná é o primeiro da América do Sul reconhecido pela Organização Mundial da Saúde…

% dias atrás

Preço do tomate despenca nos atacados com avanço da safra e demanda enfraquecida

Em apenas dois meses quase um quarto de toda a terraplenagem prevista na obra já…

% dias atrás

Mulher é presa com carro clonado em Olarias; “Peguei por meio de uma troca”, disse a suspeita

Diante da suspeita, a equipe localizou o veículo estacionado em um imóvel e fez contato…

% dias atrás