Dia do agricultor é um reconhecimento aos que produzem alimentos para o mundo

O dia do agricultor é comemorado no dia 28 de julho, devido ao fato que nesse dia, em 1960, foi fundado o Ministério da Agricultura, no mandato do presidente Juscelino Kubitschek.

A data, por sua vez, tem como objetivo reconhecer a importância desses profissionais, que desempenham um papel crucial na produção de alimentos e no desenvolvimento econômico do país.

A agricultura ocupa somente 7,6% do território nacional, o que expressa, na prática, a alta produtividade das lavouras. Para efeito de comparação, nos Estados Unidos e na China, essa relação territorial é de cerca de 18%. Na Índia, chega a 60%, a Dinamarca cultiva 76,8%, dez vezes mais que o Brasil, a Irlanda, 74,7%, os Países Baixos, 66,2%, o Reino Unido 63,9% e a Alemanha 56,9%.  

“No Brasil, esta atividade é responsável por grande parte do PIB e das exportações. Neste processo, o agricultor é um ícone de resiliência que devota a sua vida para produzir alimento para o mundo”, salienta Vininha F. Carvalho, ambientalista, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

O Brasil possui uma grande diversidade de produtos agrícolas em função do clima favorável e a presença de diferentes biomas. Atualmente, o País figura entre os maiores exportadores de alimentos do mundo, com exportações, em 2022/23, na ordem de 322,8 milhões de toneladas de produtos agropecuários.

Segundo Luiz Piccinin, engenheiro agrônomo e presidente da Áster Máquinas, o Brasil de hoje tem mais de 6 milhões de estabelecimentos rurais, dado do qual se deduz que há um contingente expressivo de agricultores no país. Esse conjunto de empreendedores faz muito pelo ecossistema social e econômico, conforme alguns indicadores nos reafirmam: no acumulado do ano, a agropecuária já gerou 45.888 novos empregos formais.

No final do ano passado o congresso nacional aprovou, após mais de 20 anos de debates, avanços e alguns retrocessos, a Lei nº 14.785, de 27 de dezembro de 2023. O objetivo é dar mais agilidade aos processos de registro, uso, importação e fabricação de pesticidas, assim como ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

“A utilização de fertilizantes, além de ser um recurso inteligente ao produtor, também promove a sustentabilidade, pois seguindo as recomendações de uso não haverá a degradação do meio ambiente, evitando que haja desmatamento para abertura de novas áreas de plantio”, pontua Valter Casarin, coordenador geral e científico da NPV.

Ciência, tecnologia e inovação são a base do novo dispositivo legal. Com muita pesquisa e desenvolvimento o setor tem hoje à disposição moléculas mais modernas e eficientes, o que reduz a quantidade de ingrediente ativo aplicado por hectare.

“A ciência aplicada à agricultura por meio de técnicas modernas tem conseguido não somente aumentar a produtividade das culturas, como também reduzir os seus impactos no ambiente e aumentar a qualidade de vida da sociedade brasileira em geral”, conclui Vininha F. Carvalho.

DINO

Artigos recentes

Neto Fadel (PSD) fala sobre propostas de governo em sabatina do BNT. Assista

Candidato do Partido Social Democrátrico (PSD) à Prefeitura comenta sobre diversos assuntos e projetos para…

% dias atrás

Itaúsa: Fato Relevante – Declaração de JCP

ITAÚSA S.A. (“Companhia”) (B3: ITSA3, ITSA4) comunica aos acionistas e ao mercado em geral que…

% dias atrás

Bionexo adquire Tradimus e expande plataforma hospitalar

Aquisição busca dar escala às tecnologias para redução de glosas, do tempo de recebimento e…

% dias atrás

Mulher é atropelada por caminhonete ao atravessar em frente a colégio em Ponta Grossa

Mulher de 30 anos sofre fratura aberta ao ser atropelada por caminhonete ao atravessar rua…

% dias atrás

UX, acessibilidade e inclusão são cruciais para o sucesso empresarial

À medida que as empresas se esforçam para se tornar mais acessíveis, elas não apenas…

% dias atrás

Evento no Vale do Silício apresenta tendências de tecnologia

Empresa brasileira marca presença em imersão executiva de 6 dias no Vale do Sílicio, com…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade