Combater o abandono de animais fortalece a cidadania

O “Índice de Abandono Animal” é considerado o maior estudo internacional já feito sobre a falta de moradia e os fatores que contribuem para o alto número de animais de estimação nas ruas ou abrigos. A iniciativa tem como objetivo promover ações mais embasadas e direcionadas para ajudar a reduzir o número de abandonos e garantir os cuidados necessários para melhoria da qualidade de vida e longevidade dos pets.

Este projeto usou dados de mais de 900 fontes globais e locais, juntamente com quase 30 mil pesquisas públicas e 200 entrevistas com especialistas para construir uma imagem sobre a falta de moradia de animais de estimação nos seguintes países: Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Grécia, Índia, Indonésia, Japão, Lituânia, México, Nova Zelândia, Filipinas, Polônia, África do Sul, Turquia, Tailândia, EUA e Reino Unido.

As conclusões do estudo global revelaram que cerca de 35% dos gatos e cães vivem nas ruas ou estão atualmente em abrigo à espera de adoção. No Brasil, aproximadamente 30,2 milhões dos gatos e cães vivem em situação de abandono, o que representa 25% da população total desses animais. Deste número, 7.400 gatos e 177.600 cães vivem em abrigos.

“O grande desafio da causa dos animais é construir uma nova mentalidade, conduzindo as ações para haja um amadurecimento no relacionamento entre as pessoas e os animais e a redução do abandono dos animais de estimação”, enfatiza Vininha F. Carvalho, ambientalista e editora da Revista Ecotour News.

Milhões de pessoas consideram os animais de estimação como membros da família e contam com seu amor incondicional. Embora seja difícil atribuir valor ao vínculo humano-animal e ao que ele significa, o relatório encomendado pelo Instituto Human Animal Bond Research Institute (HABRI), que examinou a economia de custos de saúde associada à posse de animais de estimação nos Estados Unidos, revela que possuir um animal de estimação pode economizar até US$ 22,7 bilhões ao sistema de saúde americano todos os anos.

A proposta do Dia Nacional de Adotar um Animal, a ser comemorado em 4 de outubro, é construir um elo entre o desejo de praticar a caridade e a necessidade de promover a responsabilidade social.

“Esta campanha educativa conta com o apoio dos protetores de animais comprometidos com o bem estar animal e a enorme contribuição dos ambientalistas, ou seja, de todos que acreditam ser possível com persistência, união de esforços e determinação, proporcionar aos animais uma condição de vida digna através da posse responsável”, conclui Vininha F. Carvalho.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Veja imagens do acidente que tirou a vida de motorista na BR-376, em Ponta Grossa

Motorista morre após caminhão cair de ponte na BR-376, em Ponta Grossa. Acidente aconteceu no…

% dias atrás

PCPR de Piraí do Sul prende dois homens por violência doméstica com ameaças de morte

Dois homens foram presos em Piraí do Sul por violência doméstica; um deles ameaçou a…

% dias atrás

Varal das Mina e o Poder da Moda Sustentável são tema do Prosa com Mazer

Larissa e Rafa falam sobre moda consciente, sustentabilidade e o poder feminino no novo episódio…

% dias atrás

Polícia Civil prende condenado por porte ilegal de arma no Centro de Ponta Grossa

Polícia Civil prende homem de 25 anos no Centro de Ponta Grossa por porte de…

% dias atrás

Moradores das vilas Santa Paula II e Vila Isabel recebem títulos de propriedade em Tibagi

Famílias de Tibagi recebem títulos do Programa Moradia Legal no dia 24; evento marca conquista…

% dias atrás

Alunos do “Maestro da Bola” recebem uniformes em Castro

Mais de 100 alunos são beneficiados com treinos gratuitos de futsal. Eles receberam camiseta, mochila e squeeze.

% dias atrás