A Inteligência Artificial desempenha um papel cada vez mais crucial na transformação da empresa, abrindo portas para soluções inovadoras que impulsionam a eficiência energética e contribuem significativamente para a redução de emissões de gases poluentes.
Soluções de eficiência energética trazidas pela Inteligência Artificial (IA) incluem a identificação de pontos de perda de energia em plantas industriais e recomendações de economia de energia baseadas em dados processados em tempo real.
“Para as empresas, os benefícios incluem ganho energético em unidades ou plantas, diminuição de riscos relacionados à infraestrutura, propiciando a redução de custos com manutenção”, pontua Vininha F. Carvalho, administradora de empresas e editora da Revista Ecotour News & Negócios.
Estudo realizado pelo Minsait, Ascendant – Maturidade Digital 2023-24, Inteligência Artificial, aponta que 72% das empresas incorporaram a IA aos seus processos de eficiência operacional, enquanto 34% o fizeram com o objetivo de melhorar a tomada de decisões e 31% com o intuito de melhorar a experiência de clientes e colaboradores.
Segundo Henrique Flôres, cofundador da Contraktor Tecnologia S/A, na prática, a IA pode potencializar a organização de contratos, identificando inconformidades de forma proativa e automatizada, evitando demandas judiciais desnecessárias no futuro, além de ajudar na prevenção das fraudes e na aplicação da lei anticorrupção, e na modernização da controladoria financeira, com um controle efetivo sobre os tributos e oportunidades fiscais. Provêm ainda subsídios para auxiliar na tomada de decisão, por conselheiros e administradores, imperioso para a boa governança.
O Panorama 2024 da American Chamber of Commmerce (Amcham) mostra o empresariado brasileiro consciente sobre o valor estratégico da tecnologia e da agenda ESG. “Ao mesmo tempo em que as empresas buscam incorporar os benefícios de inovações tecnológicas como a inteligência artificial e Big Data, elas têm evoluído em suas responsabilidades com o meio ambiente e com a sociedade. Esses fatores serão decisivos para o êxito, a relevância e a própria existência dos negócios”, avalia Abrão Neto, da Amcham.
A tecnologia oferece uma variedade de soluções para impulsionar práticas sustentáveis. A inteligência artificial será cada vez mais usada para fins estratégicos, incluindo a tomada de decisão das lideranças e como referência para o desenvolvimento de novos produtos e modelos de negócio, demonstrando o papel fundamental da tecnologia como impulsionadora do ESG”, finaliza Vininha F. Carvalho.
Prefeitura da cidade investiu cerca de R$ 500 mil nos materiais que estão separados em…
Sérgio Borges atuou no clube nos anos 1970. Ele faleceu neste sábado (18) na Santa…
Bacci estava na emissora de Edir Macedo desde 2010, onde ganhou notoriedade como o ‘Menino…
Ação ocorreu em uma chácara entre Ponta Grossa e Palmeira, onde o grupo se preparava…
Motorista de 34 anos foi atropelado por outro condutor que também perdeu a direção. Acidente…
Atividade é comum para jovens, mas tem um significado especial para o Pedro, que foi…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade