Inteligência Artificial promoverá a sustentabilidade nos negócios

A Inteligência Artificial desempenha um papel cada vez mais crucial na transformação da empresa, abrindo portas para soluções inovadoras que impulsionam a eficiência energética e contribuem significativamente para a redução de emissões de gases poluentes. 

Soluções de eficiência energética trazidas pela Inteligência Artificial (IA) incluem a identificação de pontos de perda de energia em plantas industriais e recomendações de economia de energia baseadas em dados processados em tempo real.

“Para as empresas, os benefícios incluem ganho energético em unidades ou plantas, diminuição de riscos relacionados à infraestrutura, propiciando a redução de custos com manutenção”, pontua Vininha F. Carvalho, administradora de empresas e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

Estudo realizado pelo Minsait, Ascendant – Maturidade Digital 2023-24, Inteligência Artificial, aponta que 72% das empresas incorporaram a IA aos seus processos de eficiência operacional, enquanto 34% o fizeram com o objetivo de melhorar a tomada de decisões e 31% com o intuito de melhorar a experiência de clientes e colaboradores. 

Segundo Henrique Flôres, cofundador da Contraktor Tecnologia S/A, na prática, a IA pode potencializar a organização de contratos, identificando inconformidades de forma proativa e automatizada, evitando demandas judiciais desnecessárias no futuro, além de ajudar na prevenção das fraudes e na aplicação da lei anticorrupção, e na modernização da controladoria financeira, com um controle efetivo sobre os tributos e oportunidades fiscais. Provêm ainda subsídios para auxiliar na tomada de decisão, por conselheiros e administradores, imperioso para a boa governança. 

O Panorama 2024 da American Chamber of Commmerce (Amcham) mostra o empresariado brasileiro consciente sobre o valor estratégico da tecnologia e da agenda ESG. “Ao mesmo tempo em que as empresas buscam incorporar os benefícios de inovações tecnológicas como a inteligência artificial e Big Data, elas têm evoluído em suas responsabilidades com o meio ambiente e com a sociedade. Esses fatores serão decisivos para o êxito, a relevância e a própria existência dos negócios”, avalia Abrão Neto, da Amcham.

A tecnologia oferece uma variedade de soluções para impulsionar práticas sustentáveis. A inteligência artificial será cada vez mais usada para fins estratégicos, incluindo a tomada de decisão das lideranças e como referência para o desenvolvimento de novos produtos e modelos de negócio, demonstrando o papel fundamental da tecnologia como impulsionadora do ESG”, finaliza Vininha F. Carvalho.

DINO

Artigos recentes

Dayane Sovinski tomará posse como presidente da AMCG neste mês de janeiro

Cerimônia que marca o início da Gestão 2025/2026 será realizada na cidade de Imbaú, com…

% dias atrás

Identificado homem morto após perseguição da Guarda Municipal em PG

Um homem de 34 anos, Daniel Silveira, morreu em Ponta Grossa após troca de tiros…

% dias atrás

Jornalista Ney Hermann perde a Mãe, Julia Maria Hermann, aos 81 anos

Julia Maria Hermann, mãe do jornalista Ney Hermann, faleceu aos 81 anos após sofrer um…

% dias atrás

Governo cria bolsa de R$ 1.050 para estudantes de licenciatura

Medida faz parte de programa Mais Professores, de incentivo à docência

% dias atrás

Homem é morto após perseguição da Guarda Municipal em Ponta Grossa

Perseguição policial em Ponta Grossa termina em confronto; homem de 36 anos com mandado de…

% dias atrás

Colisão na Av. Souza Naves: Motociclista ferido e conduzido ao hospital em PG

Motociclista de 34 anos fica ferido em seções com Onix na Av. Sousa Naves. SIATE…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade