Dia Mundial da Limpeza acontecerá no Brasil e em mais de 190 países

O Dia Mundial da Limpeza  é uma iniciativa que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. A ação reflete a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

A partir deste ano esta ação ganhou uma data oficial, dia 20 de setembro. Serão mais de 190 países reunidos para agir com o trabalho prático e promover mais reflexão sobre o consumo consciente. 

Com a data fixada no calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), as iniciativas contemplarão todo o mês de setembro, para uma grande ação coletiva mundial. “Neste ano, devido a data contemplar uma sexta-feira, as ações de limpeza serão prolongadas por todo o final de semana, abrangendo também os dias 21 e 22 de setembro”, relata Vininha F. Carvalho, ambientalista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

De acordo com a associação mundial World Bank que integra cinco instituições para reduzir a pobreza em países em desenvolvimento, a cada ano a humanidade gera dois bilhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos que, sem uma ação urgente, o desperdício global aumentará em 70% nos níveis atuais até 2050. Além disso, mais de 3,5 bilhões de pessoas não têm acesso a sistemas eficientes de gerenciamento de resíduos, com grande parte de seus resíduos sendo incinerados ou acabando na natureza, nos mares e oceanos, principalmente por meio de sistemas fluviais. 

Segundo Edilainne Pereira, Diretora Executiva do Instituto Limpa Brasil, este evento além de atender ao problema de demanda imediata, também tem o objetivo de promover a educação ambiental para atitudes sustentáveis durante todo o ano. 

“O nosso trabalho parte da mobilização massiva destinada a recolher o lixo, inclusive temos metas para alcançar 5% da população de cada país. Contudo, o nosso empenho começa com a limpeza para a promoção da mudança comportamental da sociedade, ou seja, para a maior responsabilidade ambiental e equidade social”, explica Edilainne Pereira. 

O Dia Mundial da Limpeza, coordenado globalmente pelo Let’s do It World e nacionalmente pelo Instituto Limpa Brasil Let’s do It, faz parte da parceira credenciada do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Assembleia Ambiental das Nações Unidas (UNEA) que tem a intenção de ocorrer anualmente com o apoio institucional do ONU Habitat.

No Brasil, essa rede atua em apoio ao Instituto Limpa Brasil que conseguiu, pela primeira vez neste ano, o apoio institucional da ONU Habitat do Brasil. Inclusive, a campanha 2024 que já está sendo compartilhada traz o seguinte tema “Abra Espaço para a Vida”.

O Dia Mundial da Limpeza terá um “esquenta” na Avenida Paulista, em São Paulo, no dia 1 de setembro com grande mobilização. Organizado pelo Instituto Limpa Brasil e com o apoio da Prefeitura de São Paulo, o evento terá mais de três horas com a concentração dos voluntários para a orientação do público, incentivando ao mutirão da coleta dos resíduos.

“Será uma oportunidade para divulgarmos as informações e conquistarmos mais adeptos para este movimento de conscientização ambiental”, expôs Edilainne Pereira, Diretora Executiva do Instituto Limpa Brasil. 

A mobilização acontecerá em frente a FIESP, número 1313 na Avenida Paulista, a partir das 9h30 até às 13 horas. Interessados ao voluntariado, podem realizar a inscrição pelo seguinte link: Esquenta da 7ª Edição do Dia Mundial da Limpeza 

Programação:

09h30: Concentração dos voluntários

10h: Falas iniciais dos Secretários Presentes

10h15: Orientação dos voluntários

10h20: Distribuição do material e divisão dos grupos

10h25: Início do Mutirão de Limpeza

11h40: Concentração dos resíduos

13h: Encerramento das atividade

“Todas as pessoas interessadas em participar do evento nacional podem acessar a página do Limpa Brasil para se registrar ou encontrar um evento em sua região”, conclui Vininha F. Carvalho.

DINO

Artigos recentes

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

Robinho está preso no complexo penitenciário de Tremembé, conhecida como a “penitenciária dos famosos”

% dias atrás

Com 4%, Paraná chega à 3ª menor taxa de desemprego da sua história, aponta IBGE

Dados da PNAD Contínua mostram que o Estado registrou 4% no número de desocupados no…

% dias atrás

Ponta Grossa é destaque em concurso Entre Caminhos do Paraná do Sesc PR

Foram recebidos 4.311 trabalhos de todo o estado e 90 foram selecionados para a coletânea…

% dias atrás

Governo fará bloqueio de cerca de R$5 bilhões no orçamento, diz Haddad

Haddad reiterou que a arrecadação está dentro das previsões e negou que haja mudança na…

% dias atrás

Programa ‘Mercado de Rua’ é sancionado em Carambeí

Programa foi sancionado nesta semana. O comerciante deverá abrir alvará para expor seus produtos

% dias atrás

Autor de homicídio em confraternização é condenado a 24 anos de prisão

O crime ocorreu no dia 1º de janeiro de 2016, durante uma confraternização de Ano…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade