Conscientizar a sociedade é uma forma promover o direito dos animais
No Brasil, a legislação vem avançando cada vez mais para incentivar a guarda responsável e garantir a proteção dos animais. O abandono de animais é considerado crime desde 1998, de acordo com a Lei 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da Lei Federal 14.064/20, o tutor identificado pode ter pena de até cinco anos de prisão.
De acordo com estudos recentes, os principais motivos do abandono são: dificuldades financeiras, problemas comportamentais dos cães, mudanças na disponibilidade de espaço ou nas regras de conduta social do espaço ocupado pelo ser humano, o estilo de vida do tutor do pet e a diferença entre a expectativa e a realidade dos cuidados necessários.
“Animais resgatados destinados à adoção normalmente passaram por experiências ruins, como: fome, sede, dor, doenças, brigas e até mesmo maus-tratos e envenenamento nas ruas e por isto ficam atordoados. Mas com paciência, dedicação e cuidados veterinários é possível dar a eles qualidade de vida”, salienta Vininha F. Carvalho, ambientalista e editora da Revista Ecotour News.
Segundo o veterinário Fábio Farias, ao adotar um animal a pessoa precisa dedicar tempo proporcional às necessidades do animal escolhido, sem esquecer que amor e carinho são essenciais. Brincadeiras e exercícios garantem o bom desenvolvimento de cães e gatos, pois ajudam na socialização.
O Dia Nacional de Adotar um Animal, a ser comemorado pelo 24º ano consecutivo no próximo dia 4 de outubro, propõe que a adoção seja vista como uma opção na hora de adquirir um animal, sem preconceitos. “Neste dia serão feitas mobilizações ressaltando a importância da posse responsável e da esterilização, como uma maneira de garantir o bem-estar dos animais”, conclui Vininha F. Carvalho.
Após denúncia feita por morador sobre água com espuma no Alagados, Sanepar nega contaminação e…
Ministério da Saúde lança novo edital do Mais Médicos com 3.174 vagas para atuação em…
Anthony, de 2 anos, morreu por meningite em Ponta Grossa. Vereadora Marisleidy Rama promete acompanhar…
Brasil registra três casos de abuso infantil por hora; leis estaduais e federais promovem ações…
Mulher denuncia ameaças e cárcere privado por parte do companheiro; casal foi conduzido à delegacia…
Partida entre Operário e Botafogo-SP será transferida para o Couto Pereira devido à troca de…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade