Aumento no número de extravio de bagagem preocupa passageiros

De acordo com o relatório Baggage IT Insights, da Sociedade Internacional de Telecomunicações Aeronáuticas (SITA), em 2023 o número de malas extraviadas em voos internacionais saltou de 4,35 milhões para 8,2 milhões de casos registrados. Esse aumento simboliza um crescimento de 74.7% em relação aos anos anteriores, em 2021 e 2022.

A alta nos índices de bagagens extraviadas pode ser explicada por diversos fatores, como o aumento do fluxo de passageiros após a pandemia, a falta de mão de obra nos aeroportos e a crescente complexidade das operações aéreas. Além das perdas e extravios de bagagens, o relatório também mostra que a proporção de bagagens atrasadas durante o percurso aumentou para 42% em relação ao ano anterior.

Para Grasiela Ferreira, supervisora de Sucesso do Cliente da Real Seguro Viagem, esse crescimento poderia ser evitado com a contratação de um seguro que tenha cobertura para bagagens extraviadas: “Além de auxiliar na busca e recuperação da bagagem extraviada, o seguro viagem oferece opções como reembolso do valor da mala e dos seus pertences, danos causados à bagagem durante o transporte e indenização por despesas com roupas e itens de primeira necessidade, caso a mala não seja encontrada em até 24 horas”.

A fim de evitar que tenham a bagagem extraviada, Grasiela recomenda que os passageiros documentem em fotos sua mala, de modo a ter registrado o estado dela antes da viagem, lembrando de incluir informações como cor, tamanho e marca. Ademais, a supervisora ainda aconselha que os passageiros guardem todos os documentos relacionados à viagem, como comprovantes de compra e bilhetes aéreos.

Para diminuir o impacto do extravio de bagagem e garantir uma experiência de viagem mais tranquila para os passageiros, o relatório aponta para a necessidade de aplicar medidas abrangentes e inovadoras. Dentre elas, está a conscientização dos passageiros, promovendo a cultura de seguro viagem como forma de minimizar os impactos financeiros do extravio de bagagem.

Por fim, caso o passageiro sinta-se prejudicado, ele poderá solicitar o Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB) ainda no aeroporto. Nele, é registrado qualquer incidente relacionado a bagagens extraviadas ou danificadas. Ele consiste em um código único de 10 letras e números, localizado acima do seu nome no recibo. 

Para mais informações: PIR da Bagagem: Relatório de Irregularidade de Bagagem e como pedir!

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

INSS prepara plano para ressarcir aposentados vítimas de fraude

Proposta foi discutida em reunião com advogados da União nesta sexta

% dias atrás

Millena Brandão, atriz do SBT, morre aos 11 anos após diagnóstico de tumor cerebral

Millena Brandão, atriz mirim do SBT, morre aos 11 anos em SP após diagnóstico de…

% dias atrás

Programa que oferta bolsas de estudo a negros tem inscrição prorrogada

Black STEM oferece auxilio de R$ 35 mil para estudar no exterior

% dias atrás

Tibagi recebe curso gratuito de iluminação cênica neste final de semana

Oficina será realizada no Teatro Tia Inália e oferecerá certificado aos participantes

% dias atrás

ACIPG recebe entidades regionais para celebrar Dia do Associativismo

ACIPG reúne líderes da CACICPAR e reforça união pelo desenvolvimento regional e fortalecimento do associativismo…

% dias atrás

Guarda Civil Municipal salva bebê de 05 dias engasgado em Ponta Grossa

GCM de Ponta Grossa salva bebê de 5 dias engasgado com leite materno. Criança foi…

% dias atrás