Cielo prepara seus líderes para impulsionar resultados comerciais

O mercado de adquirentes está em rápida expansão no Brasil e no mundo. Este setor, que reúne as empresas de pagamentos eletrônicos, como maquinhas de cartões, aplicativos e outros meios, deve chegar a quase 1 bilhão de transações por ano em 2026, movimentando US$ 41 trilhões globalmente. E por ser um segmento muito competitivo, reunindo empresas de alta tecnologia para o varejo e o consumidor, é preciso contar com equipes de vendas que batam metas comerciais agressivas.

Umas das maiores empresas de adquirência do Brasil, a Cielo implantou um ciclo de treinamentos para 300 líderes comerciais, com a finalidade de aprimorar suas habilidades de gestão de equipes. Esses executivos coordenam as equipes comerciais da companhia, formadas por mais de 3 mil gerentes de negócio, responsáveis pelas transações com o varejo, e que representam cerca de metade do quadro da empresa.

O programa Líder Lab Comecial foi desenvolvido em parceria entre a Universidade Cielo e a consultoria Ekantika Learning Lab, especializada em mudanças comportamentais no ambiente corporativo. O treinamento foi estruturado em três módulos: o 1º sobre o propósito da liderança, com foco nas relações com as equipes (incluindo temas como diversidade e comunicação assertiva); o 2º sobre gestão de pessoas (abordando desde inteligência emocional e padrões comportamentais a técnicas de avaliação e feedback de desempenho); e o 3º sobre a jornada do líder (com foco em atração, seleção e contratação de talentos).

“O objetivo é ter líderes mais preparados para as adversidades do dia a dia. Para isso, identificamos suas principais necessidades, e formas de muni-los nos aspectos ferramental e comportamental, para que desempenhem o melhor seus papeis no chamado ciclo de excelência de vendas”, explica Raissa Pessin Mouro, gerente de Aprendizagem Corporativa da Cielo.

A trilha completa de formação é feita em pouco mais de um mês, com um total de mais de 100 horas de treinamentos. “Este circuito amplia o nível de consciência dos líderes, explorando cases e dinâmicas que simulam as melhores práticas comerciais e de gestão de equipes”, resume Vanessa Pacheco, diretora da Ekantika Learning Lab.

Entre os diferenciais do treinamento, segundo os participantes, estão as dinâmicas de atração por competências e um manual com questões relevantes para os processos de contratação, que passou a ser utilizado como ferramenta pelos líderes comerciais.

Ao final do circuito, os participantes classificaram o programa com nota 80, em uma escala de zero a 100, pela metodologia NPS. “Também observamos melhorias na avaliação destes líderes por suas equipes, além de uma redução de turnover e de chamados em nosso canal de ética”, informa Raissa Mouro.

A seguir, alguns depoimentos de participantes do programa Líder Lab Comercial, da Cielo:

“Sinto-me muito mais preparada para atuar no dia a dia com meu time e para melhorar meu repertório, desde o momento da entrevista até o feedback”.

“Vai ajudar muito no nosso dia a dia, principalmente nas contratações de pessoal”.

“Temos uma grande responsabilidade com a carreira do outro, na hora de recrutar, cuidar e desenvolver”.

“O conteúdo do treinamento é muito aplicável à rotina diária”.

“Trazer casos reais para reflexão foi extremamente importante”

Sobre a Ekantika

O ecossistema Ekantika é composto por: Ekantika Consultoria, especializada em transformação de negócios; Ekantika Learning Lab, focada em soluções de aprendizagem para equipes  corporativas; INFORM Brasil, especialista em otimização por meio de soluções tecnológicas de alta escalabilidade; iEVO, focada em automação de decisões por meio de reengenharia de processos; Dixter, aceleradora de Transformação Digital; Up People, que cria modelos e processos de trabalho para o futuro, focados em pessoas; e Chicago Advisory Partners, responsável pela estrutura administrativa do Open Finance Brasil.

Mais informações: https://ekantika.com.br/

Sobre a Cielo

A Cielo tem o propósito de facilitar a gestão de estabelecimentos comerciais e daqueles que empreendem ou que desejam entrar nesse universo.

Conta com um portfólio de soluções para atender às necessidades de mais de 870 mil clientes. Entre eles, estão desde empreendedores individuais até os maiores varejistas do país.

A Cielo tem quase 30 anos de experiência em meios de pagamentos, investindo em tecnologia, logística e segurança.

Mais informações: comunicacaocorporativa@cielo.com.br

DINO

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