Redução de custos é desafio para 70% dos CSCs, diz pesquisa

De acordo com a pesquisa do Instituto de Engenharia de Gestão (IEG) realizada com mais de 100 CSCs, a redução de custos é o principal desafio de 70% dos Centros de Serviços Compartilhados (CSCs) no Brasil em 2024, seguido pela melhoria da experiência do cliente, com 67% das respostas. Em terceiro, aparece a digitalização dos processos, com 60%, e, em quarto, a absorção de novos processos, com 55% de escolha entre os participantes da pesquisa. 

Em 2023, o desafio mais citado pelos respondentes foi a melhoria da experiência do cliente (73%), seguido por “redução de custos” (59%), “digitalização de processos” (58%) e “absorção de novos processos” (47%).

Para Lara Pessanha, sócia e responsável pela área de Inteligência de Mercado do IEG, a pesquisa mostra uma continuidade do planejamento dos centros e ressalta uma preocupação maior com a competitividade da empresa.

“Chama atenção o fato de que os principais desafios dos CSCs para 2024 não tiveram muitas mudanças em relação ao levantamento realizado para 2023. Porém, percebe-se que a redução de custos voltou a ganhar mais foco do que a melhoria da experiência do cliente, por exemplo”, disse a empresária.

A especialista acredita que a otimização financeira continua sendo o principal benefício esperado de um CSC. “A pressão para reduzir o custo da operação e aumentar a eficiência dos processos ainda é forte”, afirma Pessanha. 

Segundo dados do IEG, mais de 200 empresas utilizam CSC no Brasil, sendo que, nos últimos cinco anos, a taxa média de crescimento desse mercado foi de 14% ao ano.

O CSC é uma estrutura centralizada que padroniza processos em busca de uma excelência operacional, sendo capaz de abarcar demandas de diversas áreas de uma empresa. O objetivo é dar maior fluidez aos processos e aumentar a produtividade.

Inovação como impulso dos CSCs

Pessanha conta que uma das tendências para os CSCs em 2024 é o aumento de investimentos em tecnologia, inovação e capacitação de equipe, com foco na sustentabilidade e aumento de competitividade entre as organizações.

A especialista destaca os benefícios que a inovação pode proporcionar ao desempenhar um papel crucial para os CSCs, auxiliando no enfrentamento dos desafios diários e promovendo eficiência, agilidade e melhorias contínuas nos processos das empresas. 

“A utilização de novas tecnologias, como Inteligência Artificial, Machine Learning e Process Mining, por exemplo, aliada com o foco na experiência do cliente, tende a tornar as entregas e os processos mais eficientes e personalizados”, explica Pessanha.

Para saber mais, basta acessar: www.ieg.com.br

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Conferência de Jovens reúne mais de 2 mil participantes em Ponta Grossa

De 4 a 6 de abril, a Conferência de Jovens da Rede Rabone reunirá mais…

% dias atrás

Programa Pé-de-Meia Licenciaturas: MEC oferece suporte financeiro para futuros educadores

O programa Pé-de-Meia Licenciaturas do MEC oferece suporte financeiro a estudantes de licenciatura, com bolsas…

% dias atrás

Motorista embriagada provoca acidente próximo a supermercado em Uvaranas

Em Ponta Grossa, motorista embriagada colide com anteparo e danifica Totem do Banco Sicredi. Sem…

% dias atrás

Sorteio da Mega-Sena deste sábado (05) pode pagar R$ 60 milhões

O concurso 2.849 da Mega-Sena acontece hoje, com prêmio acumulado de R$ 60 milhões. Apostas…

% dias atrás

Veja o que a astrologia prevê para o seu signo neste sábado (5)

Veja as previsões para Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário…

% dias atrás

PRF recupera veículo furtado duas vezes no Paraná durante uma fiscalização

PRF recupera Nissan Kicks furtado em Guarapuava, PR. Veículo tinha placas adulteradas e seguia para…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade