Conceito que permeia todas as esferas da sociedade moderna, a inclusão trata-se não apenas de um princípio ético, mas também de um direito humano básico, que reconhece e valoriza a diversidade de experiências, perspectivas e identidades. Dentro desse contexto, a Faculdade de Educação Paulistana (FAEP), situada na Zona Noroeste de São Paulo, promove a Semana da Diversidade e Inclusão nos dias 15 a 18 de abril, a partir das 19h. O evento contará com uma série de palestras que abordarão diversas questões para a formação de uma sociedade mais inclusiva.
Realizado na instituição de ensino para os estudantes, o evento também será transmitido pelo Canal da FAEP no YouTube para que todos os demais interessados possam assistir e se inteirar a respeito de tais questões.
Para Juliana Chagas, diretora acadêmica da FAEP, por meio da Semana de Diversidade e Inclusão, a instituição visa criar um espaço de reflexão, diálogo, troca de experiências e aprendizado sobre esses temas fundamentais. “Nosso objetivo é incentivar os alunos e demais interessados a se tornarem agentes de mudanças em suas comunidades, diante do triste cenário de preconceito e exclusão sob diversos aspectos que ainda se destaca em nossa sociedade”.
A programação terá início no dia 15 de abril com a palestra “Inclusão: Que Papo é Esse?”, proporcionando um momento para os participantes entenderem melhor o significado da inclusão e sua aplicação na sociedade contemporânea, envolvendo questões legais e políticas públicas.
Já no dia 16 de abril, será analisada a inclusão na perspectiva social, considerando não apenas os aspectos individuais, mas também os fatores sociais, culturais e econômicos que influenciam a forma como as pessoas são incluídas ou excluídas.
No dia 17 de abril, a discussão se voltará para o tema “Letras e Cores: Desmistificando o Alfabeto LGBTQIA+”. Ao desmistificar o alfabeto LGBTQIA+, os palestrantes buscarão promover a aceitação, o respeito e a inclusão de todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.
Para encerrar, no dia 18 de abril, a palestra abordará a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, acompanhada de uma oficina “Celebrando a diversidade e promovendo a inclusão”.
“Esperamos que este evento inspire reflexões profundas e ações concretas para promover a diversidade e a inclusão em nossas comunidades e instituições de ensino. Juntos, podemos criar um ambiente onde cada indivíduo se sinta valorizado e respeitado em sua plena essência”, conclui Juliana.
Abaixo a programação completa:
15/04 às 19h – Inclusão: Que Papo é Esse?
Aspectos Legais e Políticas Públicas
Palestrantes: professores da FAEP:
Edi Carlos: pós-graduado em Direito e licenciado em História.
Robson Garcia: formado em Serviço Social, pós-graduado em Psicossociologia e Saúde Pública.
Rosângela Machado: doutora em Educação, mestra em Ciências Políticas e formada em Ciências Sociais e Pedagogia.
16/04 às 19h – Inclusão na Perspectiva Social
Explorando a inclusão sob uma ótica social.
Palestrantes: professores da FAEP
Edilaine Daniel – graduada em Estudos Sociais, Filosofia, Sociologia e Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia e Direitos Humanos e Mestra em Ciências Sociais.
Rui Caetano – formado e pós-graduado em Teologia, Filosofia, Sociologia e Docência no Ensino Superior
17/04 às 19h – Letras e Cores: Desmistificando o Alfabeto LGBTQIA+
Um diálogo aberto para desmistificar o alfabeto LGBTQIA+.
Convidados externos:
Regiane Alves dos Santos – ex-aluna de Pedagogia da FAEP. Possui Licenciatura em Pedagogia.
Victor Raphael: aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FAEP.
Mediador: Prof. Edmar.
18/04 às 19h – PCD (Pessoas com Deficiência)
Bate-papo sobre a inclusão de pessoas com deficiência
Palestrantes:
Professor da FAEP: Edu Gomes: formado em Processamento de Dados, Administração, Licenciatura e Bacharel em Educação Física
Convidada: Danielle Percinoto: mãe atípica, empreendedora social, neurodiversa, feminista, ativista cultural, anticapacitista e antirracista na luta pela inclusão integral das pessoas periféricas, com deficiência e diversidades em suas especificidades.
Encerramento com a oficina: Celebrando a Diversidade e Promovendo a Inclusão
Professoras da FAEP:
Simone Franco: pedagoga e pós-graduada em Educação e Coordenação Pedagógica
Ana Cristina Tavares: psicóloga e pós-graduada em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior.
Mulher alegou que teria sido golpeada com um soco e um cabo de vassoura pelo…
O adolescente estava junto de outros colegas na arquibancada de um campo de society na…
Equipe se deslocou até a região do Jardim Carvalho, onde um homem de 57 anos…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade