UX, acessibilidade e inclusão são cruciais para o sucesso empresarial

Em um mundo cada vez mais digital e diversificado, a experiência do usuário (UX – User eXperience) deixou de ser um diferencial competitivo para se tornar uma necessidade fundamental. Empresas que investem em UX, com foco em acessibilidade e inclusão, não apenas atendem a um público mais amplo, como colhem os frutos de uma estratégia que impulsiona o crescimento e a rentabilidade.

Uma das principais razões para se adotar práticas de UX voltadas para acessibilidade e inclusão é o crescimento do mercado. Segundo dados do IBGE, cerca de 45 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência. Quando as empresas desenvolvem produtos e serviços inclusivos, elas atendem a este segmento frequentemente negligenciado e expandem sua base de clientes.

Além disso, de acordo com Fernanda Capelari, coordenadora do MBA Future-Centered Design da FIAP, “a acessibilidade no design de experiências digitais garante que produtos e serviços sejam utilizáveis por todas as pessoas, independentemente de suas habilidades físicas, sensoriais ou cognitivas, melhorando a experiência de todos os usuários”. Assim, a aplicação de princípios de UX garante que todos, independentemente de suas habilidades ou limitações, tenham acesso e possam usufruir dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. “Por exemplo, legendas em vídeos não beneficiam apenas pessoas com deficiência auditiva, mas também usuários que estão em ambientes barulhentos ou que preferem assistir a vídeos sem som” explica a coordenadora.

À medida que as empresas se esforçam para se tornar mais acessíveis, elas não apenas cumprirão um papel social importante: elas impulsionarão seu próprio crescimento e sucesso no mercado. A integração de UX para acessibilidade e inclusão não deve ser vista como um custo e sim como um investimento estratégico que pode gerar retornos significativos. “Em um cenário onde a experiência do usuário é cada vez mais valorizada, a inclusão e a acessibilidade não são apenas uma necessidade ética, mas uma estratégia inteligente de negócios” conclui Fernanda Capelari.

DINO

Artigos recentes

Memorial do Basquetebol de Ponta Grossa destaca os 102 anos da Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira de Basquete, que completa 102 anos, destaca-se com 3 bronzes olímpicos e…

% dias atrás

Acidente em Jaguariaíva: Carro colide com moto e motociclista fica ferido

Na noite de quarta-feira (18), um acidente em Jaguariaíva envolveu um carro sem habilitação e…

% dias atrás

Incêndio em residência deixa homem ferido em vila de Ponta Grossa

Na noite de quarta-feira (18), um incêndio em um barraco de madeira na Rua Sabiá,…

% dias atrás

Sanepar Alerta: Abastecimento pode ser afetado em vilas de PG até quinta-feira

A Sanepar avisa sobre baixa pressão e falta de água temporária em bairros de Ponta…

% dias atrás

KFSHRC Comemora Contribuições Marcantes na 2024 NYC C3 Summit Davos of Healthcare

RIADE, Arábia Saudita, Sept. 18, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O King Faisal Specialist Hospital& Research…

% dias atrás

Aruba e NetApp fazem parceria para elevar as ofertas de TI

A Aruba se apresentará no NetApp INSIGHT 2024 para ilustrar como a colaboração estratégica impulsiona…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade