Primeiro remédio exclusivo para gordura no fígado é aprovado

A agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) deu um passo histórico ao aprovar o primeiro tratamento para a doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA). O resmetirom, desenvolvido pela Madrigal Pharmaceuticals, demonstrou eficácia na redução da fibrose no fígado em indivíduos afetados pelo acúmulo de gordura no órgão, doença que pode causar cirrose ou até mesmo câncer.

A prevalência da doença cresce paralelamente aos índices de excesso de peso. Segundo o Atlas Mundial da Obesidade, mais da metade da população estará com sobrepeso ou obesidade até 2035. Estima-se que 25% da população adulta acima do peso apresente algum nível da doença hepática gordurosa, que se agrava conforme o Índice de Massa Corporal (IMC) aumenta. 

Segundo a hepatologista do Centro de Cirurgia, Gastroenterologia e Hepatologia (CIGHEP) do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), Profª. Dra. Cláudia Ivantes, a droga tem ação como agonista do receptor beta do hormônio tireoideano  no fígado e demonstrou ser benéfica para pacientes com esteatohepatite e fibrose clinicamente significativa, melhorando inclusive, a fibrose, independente da perda de peso. 

“O medicamento poderá ser indicado para os pacientes que têm gordura no fígado e que estejam  evoluindo para cirrose. Essa é a primeira vez que teremos uma droga desenvolvida e aprovada com esse objetivo. E assim como a mudança de estilo de vida e perda de peso, o medicamento deve ter um impacto muito positivo nesse sentido. Nunca tivemos nada específico pra isso antes”, explica Cláudia Ivantes.

Como o medicamento atua?

O resmetirom, comercializado sob o nome Rezdiffra, é um medicamento oral que deve ser ingerido diariamente. Seu mecanismo de ação ativa um receptor do hormônio tireoidiano no fígado para ajudar a reduzir o acúmulo de gordura. O tratamento deve ser realizado em conjunto com outras medidas, como uma dieta saudável e exercícios.

O estudo que embasou a decisão da FDA, entidade norte-americana semelhante à Anvisa no Brasil, acompanhou 888 pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica e avaliou o benefício comprovado por biópsia ou elastrografia em um período de 52 semanas do uso do medicamento. Os efeitos colaterais comuns incluíram diarreia e náusea.

Segundo a Dra. Cláudia Ivantes, essa é uma conquista significativa no campo da hepatologia com melhora na fibrose hepática e controle do acúmulo de gordura no fígado. 

“Após 12 meses de estudo, foi observado que uma proporção significativamente maior de pacientes tratados com Resmetirom alcançaram resolução da esteatohepatite não-alcoólica (NASH) ou uma melhora na cicatrização hepática em comparação com aqueles que receberam placebo. Cerca de 27% dos pacientes que receberam 80 mg do medicamento e 24% a 36% daqueles que receberam 100 mg apresentaram resolução da NASH e nenhuma piora na fibrose hepática, em comparação com apenas 9% a 13% dos que receberam placebo juntamente com orientação sobre dieta e exercício”, explica a especialista.

A previsão é que o medicamento esteja disponível nos EUA em abril. No entanto, não há previsão de quando estará disponível no Brasil.

DINO

Artigos recentes

Senac Ponta Grossa promove encontro especial com fornecedores

Encontro serviu para ajudar na capacitação e orientação dos fornecedores da unidade do Senac Ponta…

% dias atrás

Idoso é preso em flagrante por feminicídio da esposa em Guamiranga

De acordo com testemunhas ouvidas pela Polícia Militar, o homem teria sido visto esganando a…

% dias atrás

Mariantonieta Pailo Ferraz é eleita 16ª presidente da OAB subseção Ponta Grossa

Presidente marca história ao ser a segunda mulher eleita da Ordem

% dias atrás

Prefeitura inicia bloqueio de ruas centrais para desfile da MünchenFest

Agentes de Trânsito da Prefeitura irão acompanhar os preparativos para o desfile e orientar os…

% dias atrás

Presidente da Acecastro fala sobre ‘Black Week’ que terá descontos e prêmios a clientes em Castro

A 'Black Week' é uma iniciativa que acontece na próxima semana e envolve quase 60…

% dias atrás

Boteco da Visconde é o ganhador do 4º Circuito Gastronômico dos Campos Gerais

Top 3 ainda conta com o Bierwit Restaurante e Choperia, de Palmeira, e o Restaurante…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade