Projetos de capital exploram estratégias e metodologias inovadoras

Com suas dimensões continentais e o maior mercado da América do Sul e do sul Global, o Brasil vem sendo cada vez mais protagonista no desenvolvimento de projetos de capital, principalmente em setores como energia renovável, infraestrutura e construção civil. Segundo a ANBIMA, o total de ofertas no mercado de capitais brasileiro atingiu R$ 596 bilhões em 2021, 60% a mais que em 2020, ano marcado pelo início da pandemia e pela grande incerteza dos investidores com relação à economia.

Tendo como objetivo melhorar ou expandir um determinado ativo, esses projetos envolvem logística, mobilização de pessoas e grandes aquisições, visando o incremento do patrimônio das organizações ou ativos públicos. Também conhecidos como CapEx, tendem a demandar altos investimentos e ter longo prazo de duração, sendo exemplos a construção de estradas, ferrovias e grandes fábricas industriais.

Com mais de 20 anos de atuação nos mercados nacional e internacional, a Swot Global com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, atua em projetos de capital e oferece soluções como implantação de PMO Corporativo, Due Diligence em M&A, Análise Financeira e Estratégica, Gestão de Projetos e Logística e Mapeamento de Processos, com metodologia ágil.

De acordo com Marcello Guimarães, presidente da empresa, a gestão eficaz desses empreendimentos se apresenta como um desafio colossal. “a Swot Global emerge com o propósito de oferecer estratégias referentes ao desenvolvimento de projetos de grande escala.” pontua o presidente. 

O livro Gerenciamento de Projetos de Capital, de Darci Prado, pela Editora Falconi, como em resumo nesse vídeo, mostra que em geral o índice de falhas é maior que 50% em megaprojetos no alcance de objetivos previamente determinados. Os principais desafios são a complexidade regulatória e a burocrática, logística e infraestrutura. O governo anunciou recentemente um pacote com 8 projetos para estimular o mercado.

Ainda segundo Guimarães, é preciso estar atento aos detalhes e escolher parceiros experientes. 

As soluções preventivas de gestão abrangem desde a implementação de Escritórios de Gerenciamento de Projetos (PMO) até a aplicação de metodologia Ágil e o Mapeamento de Processos, entre vários detalhamentos. Por exemplo, nos projetos internacionais de construção civil, observa-se o uso dos chamados contratos FIDIC (Fédération Internationale des Ingénieurs – Conseils), ou do francês para o inglês The International Federation of Consulting Engineers).

Os FIDICs são utilizados há muito tempo na busca da alocação eficiente e de causas concorrentes em contratos de trato sucesso (empreendimentos, grandes obras, construções de embarcações) e são conhecidos por estabelecer uma relação equilibrada entre as partes e por gerenciar de forma eficiente os riscos dos empreendimentos evitando pleitos, inadimplências, atrasos, e custos associados não previstos e não orçados. A metodologia SWOT (do inglês Strengh, Weakness, Opportunities, Threaths, ou em vernáculo Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), é uma matriz de grande utilização em projetos dessa natureza.

Tais análises conferem a viabilidade dos projetos e o interesse de seus investidores, contribuindo significativamente para o progresso econômico e infraestrutural do país.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Castro entregará kit de material escolar para alunos no primeiro dia de aula

Prefeitura da cidade investiu cerca de R$ 500 mil nos materiais que estão separados em…

% dias atrás

Morre Serginho, ex-jogador do Operário, aos 73 anos

Sérgio Borges atuou no clube nos anos 1970. Ele faleceu neste sábado (18) na Santa…

% dias atrás

Record demite Luiz Bacci após 14 anos e contrata jornalista do Paraná

Bacci estava na emissora de Edir Macedo desde 2010, onde ganhou notoriedade como o ‘Menino…

% dias atrás

Identificados os seis mortos em operação policial contra grupo criminoso em PG

Ação ocorreu em uma chácara entre Ponta Grossa e Palmeira, onde o grupo se preparava…

% dias atrás

Motorista colide com defensa metálica, sai do carro e morre atropelado na BR-376 em Tibagi

Motorista de 34 anos foi atropelado por outro condutor que também perdeu a direção. Acidente…

% dias atrás

Família de Castro passa férias no Litoral do PR para filho tomar banho de mar com cadeira anfíbia

Atividade é comum para jovens, mas tem um significado especial para o Pedro, que foi…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade