Com suas dimensões continentais e o maior mercado da América do Sul e do sul Global, o Brasil vem sendo cada vez mais protagonista no desenvolvimento de projetos de capital, principalmente em setores como energia renovável, infraestrutura e construção civil. Segundo a ANBIMA, o total de ofertas no mercado de capitais brasileiro atingiu R$ 596 bilhões em 2021, 60% a mais que em 2020, ano marcado pelo início da pandemia e pela grande incerteza dos investidores com relação à economia.
Tendo como objetivo melhorar ou expandir um determinado ativo, esses projetos envolvem logística, mobilização de pessoas e grandes aquisições, visando o incremento do patrimônio das organizações ou ativos públicos. Também conhecidos como CapEx, tendem a demandar altos investimentos e ter longo prazo de duração, sendo exemplos a construção de estradas, ferrovias e grandes fábricas industriais.
Com mais de 20 anos de atuação nos mercados nacional e internacional, a Swot Global com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, atua em projetos de capital e oferece soluções como implantação de PMO Corporativo, Due Diligence em M&A, Análise Financeira e Estratégica, Gestão de Projetos e Logística e Mapeamento de Processos, com metodologia ágil.
De acordo com Marcello Guimarães, presidente da empresa, a gestão eficaz desses empreendimentos se apresenta como um desafio colossal. “a Swot Global emerge com o propósito de oferecer estratégias referentes ao desenvolvimento de projetos de grande escala.” pontua o presidente.
O livro Gerenciamento de Projetos de Capital, de Darci Prado, pela Editora Falconi, como em resumo nesse vídeo, mostra que em geral o índice de falhas é maior que 50% em megaprojetos no alcance de objetivos previamente determinados. Os principais desafios são a complexidade regulatória e a burocrática, logística e infraestrutura. O governo anunciou recentemente um pacote com 8 projetos para estimular o mercado.
Ainda segundo Guimarães, é preciso estar atento aos detalhes e escolher parceiros experientes.
As soluções preventivas de gestão abrangem desde a implementação de Escritórios de Gerenciamento de Projetos (PMO) até a aplicação de metodologia Ágil e o Mapeamento de Processos, entre vários detalhamentos. Por exemplo, nos projetos internacionais de construção civil, observa-se o uso dos chamados contratos FIDIC (Fédération Internationale des Ingénieurs – Conseils), ou do francês para o inglês The International Federation of Consulting Engineers).
Os FIDICs são utilizados há muito tempo na busca da alocação eficiente e de causas concorrentes em contratos de trato sucesso (empreendimentos, grandes obras, construções de embarcações) e são conhecidos por estabelecer uma relação equilibrada entre as partes e por gerenciar de forma eficiente os riscos dos empreendimentos evitando pleitos, inadimplências, atrasos, e custos associados não previstos e não orçados. A metodologia SWOT (do inglês Strengh, Weakness, Opportunities, Threaths, ou em vernáculo Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), é uma matriz de grande utilização em projetos dessa natureza.
Tais análises conferem a viabilidade dos projetos e o interesse de seus investidores, contribuindo significativamente para o progresso econômico e infraestrutural do país.
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade