Inteligência artificial é aliada na humanização das vendas

À medida que a tecnologia avança, a Inteligência Artificial (IA) se torna cada vez mais presente nas estratégias de vendas e atendimento ao cliente. No entanto, ao contrário da ideia comum de que a IA substitui o contato humano, a empresa paulista Hyphen: Tech, Consulting & Growth, aceleradora especializada em consultoria e tecnologia comercial, avalia que o uso estratégico de tecnologia pode fortalecer o relacionamento entre vendedores e clientes. Com o objetivo de aprimorar a eficiência nos processos de vendas, a empresa incorporou em sua metodologia a aplicação de IA para automatizar tarefas e permitir que os vendedores direcionem seu foco para atividades de maior valor na jornada de compra.

Segundo Diego de Castro, CEO da Hyphen, o principal objetivo da metodologia Hyarch é promover uma jornada de vendas mais eficiente e personalizada. “A tecnologia deve ser usada para reforçar o relacionamento, maximizar oportunidades e capacitar os vendedores. Ao automatizar tarefas repetitivas, permitimos que o vendedor dedique mais tempo ao que realmente importa: entender as necessidades do cliente e construir um relacionamento sólido”, afirma Castro.

Tecnologia para um atendimento mais próximo

Castro destaca que a adoção da inteligência artificial na prospecção e no processo de vendas é uma tendência crescente no mercado. Ele explica como essa abordagem foi implementada na tecnologia Hyarch: “A automação de contatos em múltiplos canais e a geração de propostas personalizadas não apenas aumentam a produtividade, mas também capacitam os vendedores a adotarem um papel mais ativo e estratégico, maximizando o valor de cada interação. Simultaneamente, a IA identifica oportunidades de melhoria no discurso comercial”.

Esta tendência tem sido seguida por muitas empresas para oferecer experiências mais personalizadas e eficazes aos clientes. No Itaú, a aplicação de IA auxilia na resolução de problemas de forma ágil, melhorando o atendimento em diversos pontos de contato​ (Decision Report).​ Já a Natura incorpora IA em várias iniciativas, como a análise de pele personalizada para clientes e o suporte digital via assistente virtual, para facilitar o trabalho das consultoras de beleza e fortalecer o atendimento humanizado da marca (ConvergenciaDigital)

Para a Hyphen, uma das grandes vantagens da integração de IA nas vendas é a capacidade de personalizar o atendimento em larga escala. Isso acontece porque o sistema analisa dados de interações anteriores e ajusta automaticamente o tom e a abordagem, fazendo com que cada contato seja relevante e único. “A IA que usamos no Hyarch não é apenas uma ferramenta de automação; é um apoio inteligente que contribui para o desenvolvimento de uma relação genuína com o cliente”, completa Castro.

IA e o futuro das relações comerciais

A ascensão do atendimento digital trouxe novas oportunidades para uma interação mais precisa e eficiente entre empresas e clientes. Nesse cenário, a metodologia desenvolvida pela Hyphen realiza uma análise das conversas entre vendedor e cliente, oferecendo um diagnóstico detalhado das interações. Ao identificar pontos específicos onde o vendedor pode ter cometido erros ou deixado de explorar abordagens eficazes, ela sugere melhorias práticas para potencializar a taxa de conversão. Essa prática é cada vez mais valorizada em setores de alta competitividade, como tecnologia e telecomunicações, onde um atendimento ajustado ao perfil do cliente é essencial para fidelização e satisfação (Drift digital)

Enquanto muitas empresas ainda consideram o uso de IA no atendimento como um diferencial, a Hyphen acredita que esse é um caminho sem volta. “A tecnologia deve caminhar lado a lado com a humanização. Esse é o futuro das vendas”, finaliza Diego de Castro.

Para mais informações, basta acessar: Hyphen | Hyarch

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Motoboy colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa e sofre graves ferimentos

Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…

% dias atrás

Ministério regulamenta uso gradativo da força pela polícia

O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…

% dias atrás

Porto Amazonas terá R$ 2,4 milhões para projeto turístico de impacto estadual

Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…

% dias atrás

Prefeitura confirma data da 42ª Festa da Uva, que começa na próxima sexta (24)

Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…

% dias atrás

Primo de jogador do Flamengo é um dos mortos em confronto policial em PG

Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…

% dias atrás

Motorista perde controle e bate veículo em muro deixando crianças feridas em PG

O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade