Relatório aponta dados de sondagem no setor industrial

Segundo os dados apresentados pela Sondagem Industrial, publicado no site do Portal da Indústria, divulgada no mês de março de 2024, os empresários industriais demonstraram insatisfação com a situação financeira no início do ano. O relatório afirma que a produção industrial registrou um avanço, embora mais moderado do que o usual para o período, enquanto o número de empregados no setor também apresentou crescimento, contrariando a tendência histórica de queda para o mês de março. 

A publicação mostra também que os empresários enfrentaram problemas como a elevada carga tributária, a demanda interna insuficiente e a falta ou alto custo de matéria-prima, que ganhou destaque no período.

Sobre a Utilização da Capacidade Instalada (UCI), o estudo afirma que o resultado se manteve estável em 68%, alinhada com o esperado para o período, enquanto os estoques apresentaram um pequeno avanço, embora continuem ajustados de acordo com o planejado pelo setor. Além disso, é possível observar no relatório que a insatisfação com as condições financeiras foi evidenciada pelo aumento dos preços de matérias-primas e pela dificuldade adicional de acesso ao crédito, refletida no indicador de satisfação com o lucro operacional.

O estudo divulgado ainda mostra que o índice de satisfação com o lucro operacional atingiu 44,4 pontos no primeiro trimestre de 2024, indicando uma piora na percepção de insatisfação entre os períodos. Além disso, o índice de facilidade de acesso ao crédito registrou 41,5 pontos, sinalizando dificuldade de acesso ao crédito e uma piora nessa percepção entre os trimestres. O aumento nos preços de matérias-primas e a queda na satisfação com a situação financeira também foram destacados no relatório.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquia Trans Obra, afirmou que os desafios enfrentados e citados pelos empresários do setor não devem ser subestimados, especialmente considerando a alta carga tributária, a demanda interna ainda insuficiente e os problemas relacionados à disponibilidade e ao custo de matéria-prima. José Antônio continuou dizendo que é encorajador ver que, apesar desses obstáculos, a utilização da capacidade instalada se manteve estável e os estoques continuam ajustados de acordo com o planejado pelo setor. “A busca por alternativas na cadeia de suprimentos e a adoção de práticas mais eficientes podem ajudar a mitigar os impactos da escassez e dos altos custos de matéria-prima e além disso, a busca pela inovação contínua e a adaptação às mudanças do mercado também serão fundamentais para garantir a competitividade e a resiliência do setor industrial no futuro”.

Ainda sobre o estudo divulgado, os dados revelam que a elevada carga tributária, a demanda interna insuficiente e a falta ou alto custo de matéria-prima foram os principais problemas enfrentados pela indústria no início de 2024.

DINO

Artigos recentes

Com 4%, Paraná chega à 3ª menor taxa de desemprego da sua história, aponta IBGE

Dados da PNAD Contínua mostram que o Estado registrou 4% no número de desocupados no…

% dias atrás

Ponta Grossa é destaque em concurso Entre Caminhos do Paraná do Sesc PR

Foram recebidos 4.311 trabalhos de todo o estado e 90 foram selecionados para a coletânea…

% dias atrás

Governo fará bloqueio de cerca de R$5 bilhões no orçamento, diz Haddad

Haddad reiterou que a arrecadação está dentro das previsões e negou que haja mudança na…

% dias atrás

Programa ‘Mercado de Rua’ é sancionado em Carambeí

Programa foi sancionado nesta semana. O comerciante deverá abrir alvará para expor seus produtos

% dias atrás

Autor de homicídio em confraternização é condenado a 24 anos de prisão

O crime ocorreu no dia 1º de janeiro de 2016, durante uma confraternização de Ano…

% dias atrás

Casal é preso por tráfico e posse ilegal de arma em PG

a equipe apreendeu um tijolo de maconha, localizado pelo cão "BOLT", do GOC da GCM,…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade