Brindes para funcionários e clientes são realidade em muitas empresas, seja para marcar uma data comemorativa como o Natal ou para dar as boas-vindas a um profissional recém-chegado à equipe. Nos últimos anos, um novo critério passou a ser levado em conta na escolha do presente: mais do que agradar o público, o brinde precisa estar alinhado com a política de ESG.
Essa sigla, originária do inglês, diz respeito a boas práticas de uma companhia. O “E” significa, em tradução ao português, “meio ambiente”, ao passo que o “S” é “social” e o “G” equivale a “governança”. Em termos gerais, ESG é adotar condutas e iniciativas no ambiente corporativo que prezem pela natureza, ética, transparência, diversidade e que beneficiem a comunidade.
“A oferta de brindes sustentáveis e ecológicos contribui diretamente para a mitigação dos impactos ambientais, promove práticas responsáveis e reflete um compromisso”, afirma Erick Badanai, co-fundador da Zen Brindes, empresa especializada na venda de itens personalizados ‒ incluindo squeezes, garrafas personalizadas, cadernos, mochilas personalizadas, canecas, entre outros.
Badanai explica que os brindes sustentáveis são produzidos com materiais eco-friendly, reciclados, biodegradáveis ou provenientes de fontes renováveis como bambu e cortiça. Além disso, muitos dos itens têm uma vida útil mais longa, reduzindo o descarte frequente de produtos.
“A escolha por brindes sustentáveis também favorece o aspecto social do ESG. Esses produtos são feitos em condições de trabalho justas e seguras, garantindo o bem-estar dos trabalhadores envolvidos em sua fabricação”, complementa o empresário.
Sobre o aspecto da governança, Badanai acredita que o item serve como uma forma clara e transparente de comunicar os valores da empresa e fortalecer sua credibilidade perante os stakeholders. Isto é, um cliente ou funcionário recém-contratado que recebe um brinde feito de material eco-friendly perceberá que o negócio se preocupa com a defesa do meio-ambiente, fazendo a associação direta entre o presente e os princípios do negócio.
“Os consumidores estão cada vez mais conscientes e valorizam empresas que se comprometem com a causa ambiental e a responsabilidade social. Portanto, ao escolher brindes sustentáveis, as organizações não apenas cumprem com obrigações éticas, mas também se destacam no mercado e fortalecem sua posição competitiva”, ressalta.
Inovação no segmento de brindes
O empresário chama a atenção ainda para a possibilidade de impulsionar a inovação. Ele argumenta que, ao se forçar a buscar produtos sustentáveis e personalizados, a organização automaticamente será levada a pensar por outra perspectiva, a experimentar diferentes materiais e formatos diferentes do padrão.
A consequência, segundo ele, é vista em benefícios financeiros a longo prazo, como redução de custos operacionais e acesso a novos mercados. “Em suma, a oferta de brindes sustentáveis não apenas se enquadra nas práticas ESG de uma empresa, mas também oferece oportunidades significativas de diferenciação e construção de uma marca com propósito”, resume.
Para saber mais, basta acessar: https://zenbrindes.com.br/
O adolescente estava junto de outros colegas na arquibancada de um campo de society na…
Equipe se deslocou até a região do Jardim Carvalho, onde um homem de 57 anos…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade