A pesquisa do Datafolha mostra que apenas 50% das pequenas empresas criam estratégias de médio prazo. Um bom planejamento, porém, pode mudar o rumo de um negócio. Pensando em como auxiliar as empresas, impulsionando os empreendimentos e fazendo com que o lucro aumente, a Agência de Gestão criou o método Programa Integrado de Planejamento Empresarial (PIPE). Com a metodologia aplicada, a empresa pode crescer de 10% a 15% por mês.
O objetivo do PIPE é ajudar os empresários a alavancar o negócio. Trata-se de um programa voltado para o planejamento empresarial, onde as empresas passam por algumas etapas necessárias para garantir melhor resultado, com menos esforço.
Dividido em cinco pilares: cultura, planejamento, resultados, pessoas e processos, Mariana explica que o “PIPE foi cuidadosamente desenhado para fazer as empresas prosperarem e, a partir disso, tomar decisões inteligentes e aumentar o lucro do negócio”, afirma Mariana Angeli, sócia da Agência de Gestão e responsável pela área de Sucesso do Cliente.
Nos últimos cinco anos, o PIPE já transformou a realidade de mais de 70 empresas de pequeno e médio porte. No módulo, o empresário tem acesso ao Termômetro da Excelência, que permite fazer o diagnóstico do negócio, entendendo o que toma mais tempo, o que gera mais resultado, o que pode ser descontinuado por não dar resultado, se há algo que possa ser delegado ou terceirizado e o motivo dos desafios do empreendimento.
5 pilares capazes de transformar um negócio
No método PIPE o empresário aprende como criar, do começo ao fim, um planejamento estratégico. Seguindo na linha dos cinco pilares, o primeiro, cultura, define quais são os comportamentos e atitudes que o empresário quer dentro da empresa. “Isso cria clareza para o empreendedor e para a equipe a respeito dos valores”, aponta Mariana.
O planejamento é o que traz inteligência para o dia a dia da empresa, segundo a sócia da Agência de Gestão. Neste tópico, o método PIPE ajuda o empresário a desenhar os seus objetivos e a entender as finanças da empresa, para então tomar decisões mais assertivas, de acordo com a realidade do cliente. A próxima etapa é a de resultados, em que se inicia a Jornada das Metas. “Medimos, junto com o cliente, se ele está indo na direção certa e na velocidade que deseja. Identificamos as situações antes de virarem problemas e ajustamos a rota com precisão”, ressalta Mariana.
Quando o assunto são pessoas, é de extrema importância entender a realidade do negócio, qual o perfil de colaborador desejado, quando é a hora de contratar e como contratar alguém. Mariana explica que é preciso identificar quais são as habilidades necessárias para a empresa. “E aqui falamos não somente das habilidades técnicas, mas também as emocionais. É fundamental ter uma equipe que esteja alinhada aos valores da empresa, por isso, o processo de recrutamento precisa ser feito com bastante análise e paciência”.
Por fim, Mariana explica que assim como o método PIPE é uma trilha para uma jornada inteira, cada empresa também tem sua jornada. “É importante entender e mapear todo esse processo, não só para buscar possíveis melhorias, mas para encontrar oportunidades”, finaliza.
Caso aconteceu na noite de quinta-feira. Nenhuma das pessoas foram atingidas pelos disparos
Diminuem as taxas de instabilidade na região do Paraná, nesta sexta-feira (22). Contudo, ainda ocorrem…
Acidente aconteceu na noite de quinta-feira. Motociclista teve ferimentos leves
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade