Os mais recentes avanços tecnológicos têm impulsionado progressos em diversas áreas e setores, incluindo os meios de pagamento. Essas inovações facilitam significativamente a utilização dos sistemas, tanto para os comerciantes quanto para os consumidores, com a criação de métodos, como transferências eletrônicas, pagamentos via internet banking, pagamento por QR Code, entre outros.
Para se ter noção, o Brasil ocupa a segunda posição como maior mercado de pagamentos instantâneos do mundo. O país é responsável por 14% de todas as transações globais, ficando atrás somente da Índia, que representa 49% das operações totais. Estes números fazem parte do relatório Prime Time for Real-Time 2024, em publicação feita pelo O Globo.
Entretanto, essas facilidades proporcionam também um expressivo aumento em fraudes financeiras. Segundo o Governo Federal e a Associação Brasileiras de Bancos, em 2023 houve um aumento de 73% em denúncias de golpes. No mesmo ano, mais de 80 mil pessoas caíram em truques, apenas entre os primeiros 9 meses.
Fábio Hara, diretor de informações da Granito, empresa brasileira de tecnologia para soluções de meios de pagamento enfatiza que uma maneira fundamental de garantir a segurança é manter-se atualizado sobre as últimas táticas de fraude, como phishing, skimming, e-mails de phishing, e fraudes por telefone.
O especialista ainda apresenta algumas dicas de como o usuário pode se prevenir para este tipo de golpe:
Atenção às maquininhas de cartão: antes de inserir o cartão em uma maquininha, é necessário verificar se ela parece legítima e não foi adulterada. O usuário deve prestar atenção a sinais de manipulação, como peças soltas ou desalinhadas. Ao digitar a senha, é recomendado cobrir o teclado com a mão ou o corpo para evitar que alguém veja ou grave o número. O compartilhamento do PIN também deve ser evitado, mesmo que solicitado pelo operador da maquininha. Após realizar uma transação com cartão, o cliente deve sempre verificar o recibo para garantir que o valor cobrado está correto.
Golpe do pix: para se proteger, é crucial verificar os detalhes do recebedor antes de efetuar uma transação, evitando enviar dinheiro para desconhecidos ou golpistas. A desconfiança de ofertas suspeitas e compartilhamentos de informações pessoais, como senhas, com terceiros é muito importante. É recomendável utilizar apenas canais oficiais e seguros para realizar transações de Pix e ainda sim, cabe verificar novamente todos os detalhes da transação antes de confirmá-la.
Cuidado com compras online: primeiramente é aconselhável verificar a legitimidade do site. O usuário deve sempre procurar por sinais de segurança, como o ícone de um cadeado na barra de endereço e um URL que comece com “https”, evitando clicar em links suspeitos em e-mails ou mensagens de texto. Em vez disso, uma dica valiosa é buscar o endereço do site manualmente para garantir que se está acessando o site correto. Além disso, antes de fornecer qualquer informação de pagamento, é válido pesquisar sobre a reputação do site e ler as avaliações de outros clientes. Uma alternativa é utilizar métodos de pagamento seguros, como cartões de crédito, que oferecem proteção contra fraudes. Nunca se deve compartilhar informações sensíveis, como senhas ou números de segurança social, e sugerido estar atento a ofertas que parecem muito boas para serem verdadeiras, pois podem ser tentativas de golpe.
Monitoramento frequente das transações: é importante incorporar o hábito de monitorar regularmente as transações financeiras. Essa vigilância constante não apenas fortalece a defesa contra possíveis fraudes, mas também amplia as chances de mitigar quaisquer danos potenciais. Quanto mais cedo detectar e relatar qualquer atividade fraudulenta, mais eficazmente poderá agir para conter qualquer impacto negativo nas finanças.
Para o diretor de informações da Granito, na proporção que a adesão por pagamentos instantâneos cresce, a atenção para a segurança no processo também se faz necessária. “Um dos principais atributos destes meios de pagamento é a rapidez em que a transação é finalizada. Embora seja uma vantagem para o usuário, também é uma oportunidade para os fraudadores. Levando estes pontos em conta, ao realizar qualquer ação de pagamento, a conferência dos dados antes e depois da conclusão deve ser revista”, conclui o profissional.
Saiba mais sobre a Granito Pagamentos
A Granito é uma empresa brasileira de tecnologia para soluções de meios de pagamento. Fundada em 2015, ainda como a marca Pago, a Granito nasceu com o objetivo de atender a expectativa e necessidade do empreendedor que deseja aumentar suas vendas e reduzir seus impostos. Hoje possui cerca de 700 colaboradores, com presença em todos os estados brasileiros e tem como sócios o BMG e o Inter.
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