Setor de food service emprega 6 milhões de pessoas no Brasil

Seja para comemorar uma data especial, fazer uma refeição no horário de almoço do trabalho ou comer algo rápido, o food service é parte vital do dia a dia e da economia brasileira. Prova disso é o fato de o setor (que engloba serviços relacionados a refeições fora de casa, como restaurantes, bares, lanchonetes e pizzarias) gerar 6,1 milhões de empregos no Brasil.

O número de postos de trabalho, aliás, vem crescendo desde 2022, informa o relatório “Reflexo da Pandemia nos Food Services”, feito pela empresa de consultoria Melius e divulgado pela revista Exame. Os dados, contabilizados entre janeiro e setembro de 2023, apontam aumento de 7% nos empregos em relação ao mesmo período do ano anterior.

No que se refere à gestão de equipe, o setor tem um desafio que também é comum a outras atividades econômicas: diminuir a rotatividade e fidelizar bons colaboradores. É o que explica Nuno Nogueira, CEO da Merge Time, empresa portuguesa que implementa o SISQUAL® WFM, um software especializado na gestão da força de trabalho e produtividade.

Segundo Nogueira, as ferramentas de workforce management (WFM, na sigla em inglês, ou “gerenciamento de força de trabalho”, em tradução literal) ajudam as empresas de food service a fazer uma boa gestão de pessoas. Um exemplo está na definição de escalas e jornadas que não sobrecarreguem os trabalhadores.

“Utilizando dados históricos de vendas e tráfego de clientes, o WFM pode prever, com precisão, os períodos de pico e de baixa demanda. Isso permite que os gerentes de restaurantes ajustem as escalas de trabalho de acordo com essa flutuação, garantindo que haja pessoal suficiente durante os momentos movimentados e evitando excesso de funcionários nos períodos mais calmos”, exemplifica Nogueira.

Dessa forma, os novos sistemas ajudam a otimizar também os gastos. Isto é, criando jornadas equilibradas e respeitando a carga horária contratual de cada profissional, a empresa não precisa arcar com o pagamento de horas extras.

Outra vantagem mencionada pelo especialista é a flexibilidade. “A ferramenta permite que os colaboradores solicitem trocas de horário ou pedidos de folgas que são simulados no sistema e apresentam o impacto da mudança de horário na gestão de pessoal. Quando a alteração é aprovada, os funcionários recebem essa informação no dispositivo móvel”, explica Nogueira, ressaltando a importância de uma boa comunicação entre gestão e trabalhador.

Ele menciona ainda a possibilidade de usar o WFM para organizar a escala de funcionários de acordo com as suas competências e demandas que serão necessárias em determinado horário. “Cito sempre o exemplo de habilidades de idioma. Se houver apenas dois funcionários que falam inglês, sendo que um está de folga e o outro está de férias, como fazemos com o grupo de clientes ingleses que fez uma reserva para hoje?”, afirma.

Nogueira salienta que, se a empresa souber usar as novas ferramentas de produtividade e gestão de pessoal, as chances de reter profissionais qualificados e oferecer um bom atendimento ao cliente são maiores.

Para saber mais, basta acessar: http://www.sisqualwfm.com

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Rosângela luta para conseguir medicamento de alto custo não fornecido pelo SUS

Rosângela precisa arrecadar 40 mil reais para adquirir as duas caixas do medicamento.

% dias atrás

Via Araucária apresenta projeto de duplicação da BR-277 em Palmeira

Primeira fase será na duplicação de um trecho de aproximadamente 7 quilômetros, entre o trevo…

% dias atrás

Paraná será sede da primeira fábrica de nanofertilizantes do Brasil

Durante o evento, o governador destacou as boas perspectivas tanto para a empresa quanto para…

% dias atrás

Acidente na PR-092 deixa duas vítimas fatais e uma gravemente ferida

Motoristas que passarem pela região devem redobrar a atenção e aguardar atualizações sobre a situação.

% dias atrás

Brasil pode ter dois ex-presidentes presos em 2026

Collor e Bolsonaro sob investigação.

% dias atrás

Troca de tiros em Guarapuava deixa um morto e uma criança ferida

Troca de tiros deixa criança ferida e um homem morto. Polícia investiga o caso.

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade