O setor automotivo no Brasil está em alta. Segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), entre os meses de janeiro e agosto, mais de 1,6 milhão de veículos foram emplacados no Brasil. Um crescimento de 13,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A pesquisa considera licenciamentos de carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus. O levantamento ainda mostra que esse resultado é o melhor da indústria brasileira desde 2019.
Os bons resultados do setor animam o mercado e as administradoras de consórcios. No último boletim divulgado pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), o consórcio de automóveis em geral – que engloba leves, pesados e motos -, entre os meses de janeiro e agosto, registrou um crescimento de 18,4% no volume de crédito disponibilizado, em comparação com o mesmo período de 2023.
José Climério Silva Souza, Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás, explica que a alta mostra que os brasileiros têm enxergado a modalidade como uma opção prática para se adquirir um automóvel. “Os valores atrativos das parcelas, ausência de juros e facilidades para retirar o bem são alguns dos critérios levados em conta pelos clientes para optar por esse investimento”, afirma. O consórcio permite a aquisição de veículos novos e seminovos em território nacional e, também, a quitação do saldo devedor do automóvel adquirido anteriormente por meio de financiamento tradicional.
O consórcio permite que os clientes escolham o valor da carta de crédito de acordo com o seu orçamento, evitando uma compra por impulso que prejudique o orçamento familiar ou empresarial. “A modalidade é uma oportunidade para acesso a crédito com mais vantagens e menos burocracia”, comenta o diretor. “Além disso, existe a possibilidade de reduzir, antecipar ou quitar as parcelas a qualquer momento”. O consorciado pode ser contemplado por meio de sorteios mensais e também por meio de lances livres e fixos, podendo, ainda, abater da carta de crédito parte do valor do lance ofertado, conhecido como “lance embutido”.
Os clientes também podem optar por Planos de Meia Parcela, onde o consorciado pague parcelas reduzidas – entre 30% e 50% – até o momento da contemplação, quando o montante correspondente ao período de vigência da parcela reduzida pode ser abatido do crédito, diluído nas prestações futuras ou, ainda, ser quitado com recursos próprios do consorciado.
Como funciona?
O consórcio é uma modalidade de crédito para aquisição de bens e serviços. O grande diferencial para outros tipos de financiamento é que no consórcio os participantes são organizados em grupos, nos quais todos os integrantes contribuem com uma quantia definida, todo mês, durante certo período, criando uma poupança conjunta. A cada mês, os consorciados têm a possibilidade de contemplação por sorteio e, também, de oferecer lances, podendo embutir parte do valor ofertado utilizando a carta de crédito. O sorteio define apenas a ordem dos participantes a serem premiados, pois ao final do tempo estipulado todos serão contemplados.
A prestação no consórcio é constituída pelo fundo comum (valor pago pelo consorciado para formar a poupança que será destinada à compra do bem), pela taxa de administração e por um fundo de reserva, além de seguro, quando contratado. O reajuste do consórcio de veículos ocorre anualmente, de acordo com a variação do índice de preço estabelecido no contrato, de forma a preservar o poder de compra dos consorciados a serem contemplados com o crédito.
Para mais informações basta acessar o site ou ligar 0800 726 8484.
Equipe se deslocou até a região do Jardim Carvalho, onde um homem de 57 anos…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade