Em um cenário de desenvolvimento de software e tecnologia em constante aceleração, a busca por inovação e eficiência é a realidade atual ao redor do mundo. Dentro desse contexto, uma estratégia está se destacando por sua habilidade em prever problemas e vulnerabilidades antes que eles coloquem em risco a realização bem-sucedida de um projeto: o Shift Left.
O shift left é mais do que uma simples mudança de posição. Ele representa uma abordagem proativa, inserindo testes, avaliações de segurança e outras práticas de qualidade no estágio inicial do ciclo de desenvolvimento de software. Essas atividades eram postergadas para o final, gerando retrabalho, custos elevados e lançamentos atrasados. O Shift Left, ao contrário, direciona o foco para a prevenção, capacitando as equipes a identificar e resolver problemas desde o início do projeto.
A ideia é simples: identificar e resolver problemas, sejam bugs, vulnerabilidades de segurança ou outros defeitos, o mais cedo possível no processo de desenvolvimento, isso reduz custos e aumenta a eficiência do projeto.
A adoção do Shift Left acarreta mudanças profundas. Primeiramente, possibilita a detecção precoce de falhas, o que é mais fácil de corrigir nos estágios iniciais. A presidente e cofundadora da tuvis, startup israelense especializada em sistemas de segurança cibernética e conformidade para aplicativos de mensageria, como o WhatsApp, Deborah Palacios Wanzo, aponta que “Integrar os testes desde o início de um projeto, inclusive em demandas que estejam relacionadas a cibersegurança, impulsiona uma cultura de qualidade e proteção eficaz para toda a equipe”.
Adotar o método Shift Left pode mudar a organização da empresa:
Detecção precoce: Identificar falhas no início do ciclo de desenvolvimento é significativamente mais barato e menos trabalhoso do que corrigi-las em estágios avançados. Isso se traduz em economia de tempo, recursos e redução de estresse para as equipes.
Cultura de qualidade: O Shift Left promove a integração de testes automatizados, integração contínua (CI) e entrega contínua (CD), criando um ambiente propício para a melhoria contínua e a excelência. Essa cultura de qualidade abrange toda a equipe.
Colaboração e comunicação: A abordagem incentiva a colaboração entre desenvolvedores e especialistas em segurança. Essa comunicação aberta e frequente contribui para soluções mais inovadoras e produtos de maior qualidade.
De acordo com o relatório da Trend Micro, o Brasil se destaca como o segundo país mais suscetível a ataques cibernéticos. Em todo o mundo, aproximadamente 85,6 bilhões de ataques de hackers foram interceptados e neutralizados.
Com o aumento da sofisticação dos ataques e a constante evolução das ameaças digitais, é necessário adotar abordagens proativas para proteger os sistemas e dados contra invasões maliciosas. Nesse contexto, o shift left também surge como uma ferramenta na defesa contra ciberataques. Essa abordagem não se restringe apenas à otimização do ciclo de desenvolvimento de software; mas também desempenha um papel importante na prevenção de vulnerabilidades.
O shift left representa uma abordagem proativa em contraposição à reatividade tradicionalmente vista em muitos processos de desenvolvimento. Ao antecipar problemas e vulnerabilidades, as equipes evitam custos desnecessários e atrasos no lançamento, mas também constroem uma base sólida de confiança com seus usuários. “A segurança e a qualidade não são mais consideradas como preocupações, mas sim elementos centrais do desenvolvimento dos nossos softwares aqui na tuvis, refletindo um compromisso com a excelência e com os nossos clientes”, finaliza Deborah Palacios.
Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Carambeí, localizada na…
Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Castro, localizada na…
Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, localizada…
A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, representou a prefeita Elizabeth Schmidt durante o…
Caso aconteceu na noite de quinta-feira. Nenhuma das pessoas foram atingidas pelos disparos
Diminuem as taxas de instabilidade na região do Paraná, nesta sexta-feira (22). Contudo, ainda ocorrem…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade