A transformação digital já não é apenas uma tendência, mas sim uma prioridade estratégica para a maioria das empresas. De acordo com a Pesquisa Global de Riscos 2022, realizada pela PwC, 89% das empresas brasileiras acreditam que acompanhar a velocidade das transformações digitais está entre os principais desafios no gerenciamento de riscos. Este processo envolve não apenas a adoção de novas tecnologias, mas também a capacitação das equipes e a revisão de processos organizacionais.
Pat Gelsinger, CEO da Intel, afirmou que “toda empresa agora é uma empresa de tecnologia”, pois todas as áreas do conhecimento, desde a medicina, até o marketing, são permeadas e afetadas pelos avanços tecnológicos. Esta crescente digitalização dos negócios tem exigido que líderes empresariais compreendam e dominem as ferramentas tecnológicas para se manterem competitivos no mercado global.
Nesse cenário, um MBA surge como uma opção estratégica, oferecendo aos executivos as habilidades necessárias para tomar decisões informadas e liderar a transformação digital em suas organizações. Este tipo de formação permite que os líderes compreendam a linguagem da tecnologia, incluindo conceitos básicos de programação, análise de dados e inteligência artificial, que são importantes para tomar decisões, identificar novas oportunidades de inovação e criar produtos e serviços que respondam às demandas do mercado. Jensen Huang, CEO da Nvidia, acredita que o avanço da IA possibilitará que profissionais de diversas áreas usufruam da ciência da computação.
A aplicação da tecnologia nas diversas áreas de uma organização é vasta. No marketing, por exemplo, a personalização da experiência do cliente e a automação de processos tornaram-se realidade graças às ferramentas digitais, que também permitem uma análise mais precisa do retorno sobre o investimento. Já no setor financeiro, a análise de dados e a inteligência artificial ajudam a otimizar a gestão de riscos e a prever tendências de mercado, oferecendo uma base mais sólida para decisões de investimento.
“Líderes que possuem um forte conhecimento em tecnologia estão mais preparados para enfrentar os desafios do mercado e aproveitar novas oportunidades. A recente adoção massiva da Inteligência Artificial pelas empresas é um exemplo da importância do conhecimento técnico para os gestores e diretores”, afirma Rafael Ronqui, diretor dos cursos de MBA do Centro Universitário FIAP.
Um MBA na área de tecnologia pode não só capacitar os executivos a dominarem o cenário digital, como também fortalecer a capacidade das organizações de inovar, crescer e manter-se competitivas no longo prazo.
O adolescente estava junto de outros colegas na arquibancada de um campo de society na…
Equipe se deslocou até a região do Jardim Carvalho, onde um homem de 57 anos…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade