Empresa cria plataforma para prefeitura de Cariacica (ES)

A 3P Brasil, empresa que atua com implementação e gestão de tecnologia, é a instituição responsável pela criação do “Faça Fácil Cariacica”, ferramenta que atende à prefeitura de Cariacica (ES). Em relação à criação, a 3P Brasil assumiu a tarefa não só de construir o prédio, mas também de gerenciar toda a operação, incluindo infraestrutura e equipes. A plataforma tem como objetivo facilitar o dia a dia dos cidadãos da cidade, situada na Região Metropolitana de Vitória, com cerca de 353.491 habitantes, de acordo com o Censo mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Por meio do “Faça Fácil Cariacica”, os munícipes têm acesso simplificado a modalidades como emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho digital, transferência de veículos, CPF (cadastro de Pessoas Físicas) e serviços eletrônicos.

O Faça Fácil reúne no mesmo espaço físico vários órgãos prestadores de serviços públicos, entidades da sociedade civil e empresas prestadoras de serviços de natureza pública. Segundo a plataforma, “o Faça Fácil visa restaurar o caráter público no atendimento dos serviços prestados, propiciar transparência à gestão pública, aproximar o Estado do cidadão e facilitar o acesso dos capixabas aos serviços ofertados pelo poder público”.

De acordo com Cesar Alcácio, CEO da 3P Brasil, o impacto da Central de Atendimento ao Cidadão vai além dos serviços prestados entre suas paredes. “O projeto revitalizou o espaço urbano da área da cidade, trazendo revitalização de uma área antes degradada, com mais de 5 mil metros quadrados. Dessa forma, foi possível trazer aos moradores novas oportunidades de negócios, estimular o emprego local e melhorou significativamente a qualidade de vida na região”, comenta. 

“Com a conveniência de um ‘shopping de serviços’, os residentes agora têm acesso unificado a uma gama de serviços públicos essenciais, como emissão de documentos, consultas e orientações diversas”, complementa. 

O Faça Fácil tem como premissa promover economia de tempo, esforço e recurso do cidadão, mediante um atendimento efetivo, integrando diversos órgãos em um mesmo espaço físico, com a otimização dos recursos públicos.

“À medida que avançamos em direção a um mundo cada vez mais digital, a relação entre as prefeituras e os cidadãos está passando por uma transformação significativa, impulsionada pela adoção de soluções tecnológicas inovadoras”, articula Cesar Alcácio.

Em média, oito a cada dez (80%) casas do Brasil têm acesso à internet, como mostra a pesquisa TIC Domicílios 2022, realizada pelo NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) publicada em maio e divulgada pelo Ministério das Comunicações.

Segundo o estudo, 60 milhões de domicílios do país contam com uma conexão à internet, 27 milhões a mais do que o que foi registrado em 2015 (51%), quando teve início a série histórica.

Para Alcácio, essa mudança está redefinindo a forma como os serviços públicos são entregues e como os cidadãos interagem com suas comunidades locais.

“Uma das principais tendências que moldam o futuro da relação com o cidadão é a crescente oferta de funcionalidades por meio de soluções digitais”, afirma. “Algumas das principais funcionalidades emergentes incluem: plataformas de atendimento ao cidadão on-line, aplicativos móveis municipais, chatbots e assistência virtual, plataformas de participação cidadã, transparência e prestação de contas”, explica.

Alcácio destaca que a 3P Brasil surgiu em novembro de 2005 com intuito de atender a uma demanda crescente do mercado público para conectar governo e cidadão.

Com uma abordagem integrada à construção e gestão do projeto,  a criação de centrais de atendimento ao cidadão são capazes de ofertarem, no mesmo local, diversos produtos e serviços provenientes dos mais variados órgãos.

“Em 2006, a empresa desenvolveu o primeiro posto de atendimento ao cidadão, em Bauru (SP). Desde então, já foram criados 48 postos em diversas regiões do Brasil”, reporta. “Atualmente, com o “Prox,” a empresa passou a atuar com mais força no setor de atendimentos digitais ao cidadão”, complementa.  

Na visão do CEO da 3P Brasil, essas funcionalidades não apenas simplificam o acesso aos serviços públicos, mas também promovem uma maior participação cidadã, transparência e eficiência na gestão municipal. “Ao adotar soluções digitais inovadoras, as prefeituras e municípios podem criar comunidades mais conectadas, inclusivas e prósperas para todos os cidadãos”, afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://www.3pbrasil.com.br/

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Deputados aprovam projeto que destina multas de trânsito para custear CNH; entenda

Proposta visa beneficiar os cidadãos que se encontram no Cadastro Único para Programas Sociais do…

% dias atrás

Projetos de revisão do Plano Diretor de PG serão votados em até 45 dias

As propostas de revisão buscam modernizar e flexibilizar as normas urbanísticas, para mais qualidade urbana…

% dias atrás

Mais de mil oficiais da Força Aérea de Israel assinam carta criticando guerra em Gaza

Oficiais da Força Aérea de Israel pedem fim do conflito em carta aberta, refletindo clamor…

% dias atrás

Ultrapack realiza promoção de “Fecha Mês” com preços imbatíveis

Empresa de Ponta Grossa oferece ofertas especiais em diversos produtos até o dia 31 de…

% dias atrás

Imbaú abre PSS na área da saúde com salários de até R$ 8,5 mil

As inscrições são gratuitas e ocorrem de 2 a 16 de junho de forma online.…

% dias atrás

Ciclone deixa mais de 120 desabrigados e causa suspensão de aulas no Rio Grande do Sul

Na capital, Porto Alegre, e nas áreas metropolitanas, a expectativa é de chuvas intensas na…

% dias atrás