A fim de conscientizar e celebrar a diversidade, junho também é conhecido como o Mês Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A data remete aos eventos ocorridos em um famoso bar gay nos Estados Unidos, no qual os clientes foram agredidos violentamente pela polícia, na década de 1970.
Foi depois disso que as pessoas se organizaram em uma marcha pedindo o fim da violência contra questões ligadas à sexualidade. E, assim, nascia a primeira parada do orgulho e da diversidade, que cresceu e se espalhou pelo mundo.
Hoje, apenas no Brasil, a comunidade LGBTQIA+ corresponde a cerca de 9% da população, ou seja, mais de 15,5 milhões de brasileiros se assumem como homossexuais. Os dados são da Pesquisa Orgulho, realizada pelo Datafolha sob encomenda das Havaianas.
Ainda segundo o estudo, 18% desse grupo tem entre 16 e 24 anos e outros 13%, de 25 a 34. Não à toa, esse nicho possui grande potencial. De acordo com o relatório Rainbow Homes, da NielsenIQ, no Brasil, esse é um mercado que movimenta mais de R$10,9 bilhões por ano. E esse também é um público conhecido por sua fidelidade às marcas com as quais ele se identifica e se sente apoiado.
Tanto que, ainda segundo o Rainbow Homes, 30% das famílias que possuem ao menos um integrante que se identifica como parte da comunidade LGBTQIA+ está disposto a gastar mais com marcas que conversem e apoiem a questão da diversidade.
Nesse contexto, um exemplo de como promover a conscientização enquanto aproxima as marcas desse nicho consumidor é por meio dos chamados brindes corporativos. Segundo Erick Badanai, co-founder da Zen Brindes, os brindes corporativos têm um potencial significativo para atuar como veículos de conscientização em causas sociais.
“Eles podem ser estrategicamente projetados e utilizados para disseminar mensagens importantes, promover a conscientização e apoiar iniciativas voltadas para questões sociais relevantes”, enfatiza. “Além disso, ao associar sua marca a uma causa social, as empresas podem demonstrar seu compromisso com a responsabilidade social corporativa, construir uma imagem positiva e engajar sua base de clientes em questões que realmente importam”.
Uma escolha para cada ocasião
Antes de escolher os brindes e materiais promocionais a serem utilizados como apoio à causa LGBTQIA+, é preciso, primeiro, compreender a causa. Afinal, não basta estampar as cores da bandeira do arco-íris em junho e esquecer do movimento no restante do ano. Erick Badanai reforça que é necessário demonstrar comprometimento genuíno com a causa, e, assim, comunicar de forma transparente as ações de uma marca e os impactos positivos que elas trazem.
“Ao usar brindes corporativos como ferramentas de conscientização, as empresas têm a oportunidade não apenas de promover sua marca, mas também de fazer a diferença na sociedade e inspirar outros a se envolverem em questões sociais importantes”, reitera.
Dentre as opções disponíveis no mercado, vários são os produtos que podem ser utilizados não apenas neste período, mas para reforçar o comprometimento e apoio a diferentes causas sociais o ano inteiro. Um dos mais utilizados são os produtos promocionais temáticos. Badanai explica que são aqueles brindes que refletem diretamente a causa apoiada, como fitas coloridas para conscientização sobre o câncer, calendários com datas importantes para a causa ou, neste caso, estampados com as cores do arco-íris. “Estes itens ajudam a manter a causa em foco e a promover discussões significativas”, destaca.
O empresário também cita os produtos promocionais com mensagens de conscientização, que “apresentam mensagens e símbolos relacionados a causas sociais específicas, como camisetas personalizadas, bonés, pulseiras e adesivos, são eficazes para amplificar a conscientização e promover o engajamento com a causa”.
Uma novidade para os que apoiam as causas ambientais são os itens sustentáveis, ou seja, brindes ecologicamente corretos, como sacolas reutilizáveis, garrafas personalizadas de água e canudos de metal. Eles ajudam a promover a conscientização sobre a importância da sustentabilidade ambiental e a redução do uso de plástico.
Por fim, há ainda os brindes educativos, que fornecem informações relevantes sobre as causas apoiadas e os solidários, que costumam ser vendidos com parte do valor revertido para organizações sem fins lucrativos que atuem na área da causa social apoiada.
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