Escola e família devem firmar parceria, diz educadora

Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Esses são os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos pelos “Campos de Experiências” da organização curricular da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo para as redes de ensino e suas instituições públicas e privadas.

A BNCC é uma referência obrigatória para a elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas, não apenas para a educação infantil, como também para o ensino fundamental e médio no Brasil.

Gisele Moura, proprietária e fundadora da Escola Alfa, destaca que o documento tem como campos de experiências o “Eu, o outro e o nós”, “Corpo, gesto e movimentos”, “Traços, sons, cores e formas”, “Escuta, fala, pensamento e imaginação” e “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.

“Professores da educação infantil, norteados pelos campos de experiências, desenvolvem os conteúdos para serem trabalhados com suas crianças”, explica Moura.

A educadora ressalta que inúmeras possibilidades de atividades podem ser criadas pelos professores para o universo infantil dando espaço ao lúdico, às vivências, à cultura e ao brincar. “Contar histórias, dançar, cantar, investigar, desenhar, pintar, construir, explorar objetos, convivência e resolução de conflitos são algumas possibilidades para desenvolver um conteúdo”, afirma.

Segundo dados do Censo Escolar 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Brasil soma 47,3 milhões de estudantes, distribuídos em 178,5 mil escolas, considerando todas as etapas educacionais.

No universo da educação infantil, as matrículas da pré-escola aumentaram 4,8% em 2023, com 5,3 milhões de alunos matriculados nessa etapa de ensino, ainda de acordo com o Censo. O levantamento aponta para a universalização do atendimento educacional na faixa etária de 4 e 5 anos estabelecida pela Constituição Federal, ao considerar as informações coletadas no Censo Escolar e a população dessa idade apurada no Censo Demográfico mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é de 5,4 milhões.​

Moura chama a atenção para a importância do trabalho entre escola e família no período de aprendizagem das crianças do ensino infantil: “Quando a família e a escola se unem em torno do processo de aprendizagem, o desenvolvimento infantil avança de forma sólida, já que ambas têm um objetivo em comum, que é o desenvolvimento integral da criança”.

Para a fundadora da Escola Alfa, fragmentar o desenvolvimento não é viável, tendo em vista que ambas as instituições [escola e família] têm um papel importante no desenvolvimento infantil e se apoiam e se complementam.

“Não é só em um ambiente escolar que se dá a aprendizagem, a mesma ocorre o tempo todo, dentro e fora da escola”, articula. “Sendo assim, a família – alinhada com a instituição de ensino – poderá trazer avanços positivos para o desenvolvimento na educação infantil”, complementa.

Na visão da educadora, a melhor proposta é tornar a aprendizagem atraente e significativa para as crianças, famílias e professores. “Para que a parceria ocorra de fato, é preciso trazer a família não somente para eventos pontuais, mas, sim, aproximá-la do que vem sendo trabalhado com as crianças ao longo do ano”.

Para concluir, Moura reitera que a educação infantil é um ponto de partida indispensável e qual tem seu valor próprio: “[A educação infantil] Não é apenas um lugar de passagem para estágios mais avançados da vida escolar, ela tem suas particularidades que são preciosas para um bom desenvolvimento infantil”, finaliza.

DINO

Artigos recentes

Homem atira em direção de duas pessoas e é preso em Piraí do Sul

Caso aconteceu na noite de quinta-feira. Nenhuma das pessoas foram atingidas pelos disparos

% dias atrás

Fim de semana será de temperaturas agradáveis em PG e região

Diminuem as taxas de instabilidade na região do Paraná, nesta sexta-feira (22). Contudo, ainda ocorrem…

% dias atrás

Colisão frontal deixa motociclista ferido em rodovia da região

Acidente aconteceu na noite de quinta-feira. Motociclista teve ferimentos leves

% dias atrás

Falecimentos registrados em Ponta Grossa e região nesta sexta-feira (22)

Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…

% dias atrás

Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida no Centro de Ponta Grossa

Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…

% dias atrás

Aliel Machado anuncia 22 novas casas populares para Ponta Grossa

Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade