Automobilismo: piloto brasileiro conquista pódio nos EUA

O piloto brasileiro Celso Neto começou a temporada 2024 do campeonato de automobilismo TC America, nos Estados Unidos, conquistando posições no pódio. Com apenas 19 anos, ele ficou em terceiro lugar em corridas realizadas em Sonoma, na Califórnia, e em Sebring, na Flórida ‒ as disputas foram realizadas, respectivamente, em abril e no começo de maio.

Paralelamente à TC America, Neto também foi convidado a participar de outro campeonato no mundo de turismo, o TCR South America. Dessa forma, disputou, em abril, uma corrida em duplas no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP) – dividindo a direção do carro com o piloto Pedro Cardoso, conquistou o segundo lugar.

Agora, Neto volta a se concentrar na TC America. A próxima corrida será entre os dias 17 e 19 de maio, no Texas. “Sou o único brasileiro na competição e obtive, até agora, o melhor resultado entre os estrangeiros e entre os carros da Acura. É um bom desempenho, mas podemos melhorar e vamos continuar trabalhando duro. O foco é a vitória”, afirma o piloto. 

“Tenho analisado os convites que recebo para participar de algumas competições no Brasil nos intervalos entre as corridas nos Estados Unidos, mas a prioridade é a TC”, acrescenta. Após a próxima etapa no Texas, o calendário oficial prevê ainda disputas nos estados da Virgínia (em julho), Wisconsin (agosto), Alabama (setembro) e Indiana (outubro).

Início de carreira e ligação com Ayrton Senna

Nascido em Salvador (BA), Neto mora, desde os quatro anos de idade, nos Estados Unidos, tendo começado a sua carreira com apenas seis anos. No país que o acolheu, disputou campeonatos de kart mundial, alcançando títulos e bons resultados. 

No Brasil, tornou-se um dos pilotos mais jovens a subir ao pódio do Campeonato Turismo Nacional (com 16 anos) e foi premiado duas vezes na Stock Car como revelação. Em 2023, recebeu o convite para integrar a equipe oficial da Honda, a bordo do carro Honda Civic Type RTC na TC America. 

“Não foi uma decisão fácil abrir mão da Stock Car, que é o maior campeonato da América Latina, e ir para a TC America. Tivemos que pensar muito, ponderamos com nossos patrocinadores, mas a proposta da Honda HPD, por intermédio da VG Racing Team, foi muito bacana e será importante para meu desenvolvimento como piloto”, disse, na época.

A temporada 2024 trouxe uma novidade para Neto: ele passou a correr com um veículo Acura Integra Type S. Esse fato possui um valor especial para o piloto, já que a marca Acura (pertencente ao grupo Honda) teve o lendário Ayrton Senna como uma das pessoas que participaram do seu desenvolvimento. 

Senna testou o protótipo da Acura no Japão e deu feedback direto aos engenheiros. Para Neto, essa ligação com um nome tão admirado no automobilismo traz uma enorme responsabilidade e aumenta o compromisso em alcançar grandes resultados na temporada.

Para saber mais, basta acessar: https://www.cneto.net/

DINO

Artigos recentes

Atletas de Tibagi conquistam seis ouros no Campeonato Paranaense de Powerlifting

Competição faz parte da seletiva para o Brasileiro 2025. Tibagi teve cinco atletas participando, todos…

% dias atrás

Homem condenado a 21 anos de reclusão é preso em PG

O detido foi encaminhado ao sistema prisional e permanecerá à disposição da Justiça para o…

% dias atrás

Eleição para presidente da OAB de Ponta Grossa ocorre nesta sexta-feira (22)

Votação ocorre das 09h às 17h, de forma exclusivamente on-line; veja propostas das candidatas à…

% dias atrás

Educação: cidade da região recebe auditoria do Tribunal de Contas

Com ações fiscalizatórias como essa, o TCE-PR é capaz de examinar de forma independente a…

% dias atrás

Incêndios: ano já teve o dobro de ocorrências de 2023

No total acumulado do ano, até o dia 18 de novembro, o Paraná registrou 13.247…

% dias atrás

Confira as vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (22) em Palmeira

Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Palmeira, localizada na…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade